Prefeitura, através da Semec, investe no programa NutriSus na merenda escolar municipal

Mais uma vez Paragominas se torna adepta de boas práticas que visem a melhoria do ambiente escolar, bem como a saúde dos alunos da rede municipal. Isso porque, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do setor de nutrição, aderiu recentemente ao programa NutriSus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“A nossa merenda escolar já é carregada de nutrientes provenientes do campo, através da nossa agricultura familiar, o que já nos garantiu diversos prêmios como município que se preocupa com o lanche das escolas da rede municipal, bem como com a qualidade da alimentação levada até as nossas crianças. Agora temos um novo desafio: inserir o NutriSus que visa melhorar cada vez mais a boa qualidade da merenda nas escolas”, falou o Prefeito Paulo Tocantins.

O programa conta com uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó que contém diversas vitaminas, sendo essas: A, D, C, E, B1, B2, B6, PP, B9, B12, ferro, zinco, cobre, selênio e iodo. Durante o preparo, as merendeiras adicionam um sache de 1 grama na merenda escolar, dependendo da consistência, como por exemplo sólida ou pastosa, neste caso sendo mingau ou lanches que contenham arroz, feijão, entre outras.

O programa nada mais é que uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, com o objetivo de diminuir os quadros de anemia e insuficiência de nutrientes na infância que é muito comum devido à faixa etária.

“Dessa maneira garantimos a suplementação necessária para que nossas crianças tenham um melhor desenvolvimento no crescimento físico, e melhoria no desempenho de suas atividades escolares”, disse o Prefeito Paulo.

Contudo, o projeto não é total novo em nosso município, já que algumas unidades já aderiram o mesmo há alguns anos, como é o caso da Creche Casulo do Uraim, localizada na Colônia do Uraim, que já faz a prática desta ação desde 2015. “Algumas merendeiras já fazem esta mistura, visando uma melhor nutrição dos nossos pequeninos, principalmente na zona rural, se estendendo agora neste primeiro momento para a creche Agostinho Neves, no bairro Nagibão”, frisou o Prefeito.

A ideia é que mais unidades estudantis façam parte do programa, para que todo o município tenha acesso à alimentação de qualidade com nutrientes cada vez mais essenciais no desenvolvimento infantil.