Prefeitura, através da Sems, faz ação de combate ao caramujo africano

Durante o período de inverno há uma grande proliferação de caramujo africano em nossa região, animais esses que possuem alto risco de transmissão de doenças como o verme causador da meningite, sem contar no estrago nas plantações locais.

Pensando em proteger a população e erradicar este mal, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), estará realizando uma campanha de recolhimento do caramujo no próximo dia 22 de fevereiro.

“Esta ação vem com o principal objetivo de combater este animal que é o principal agente transmissor de várias doenças, bem como o causador de contaminação de nossos solos, prejudicando o plantio do município”, frisou o Prefeito Paulo Tocantins.

A campanha já se iniciou, onde moradores de Paragominas devem fazer o recolhimento do animal de suas residências, funcionando da seguinte forma: é preciso que se utilize uma luva ou sacola plástica para manusear o caramujo, em seguida esmagar o mesmo, e colocar a quantidade envolta em duas sacolas. A partir daí é só esperar o dia da coleta para que a equipe responsável da Sems faça o recolhimento.

“Estes caramujos que serão recolhidos serão levados para uma área afastada, onde serão incinerados para que não venham a causar mais nenhum mal”, destacou o Prefeito Paulo.

A coleta já possui uma rota alinhada, contudo, interessados podem ligar para a Sems através do número 3729-3907, e pedir que o caminhão passe em sua residência. Toda a população paragominense pode participar mas caso passe o prazo da ação e o munícipe perca o dia do recolhimento, o mesmo deve fazer o mesmo procedimento para colher o animal e em seguida levar na unidade de saúde mais próxima de sua casa, onde haverá tambores apropriados para receber o caramujo.