Prefeitura de Paragominas aposta na aliança entre família e escola para alcançar melhorias na educação

O projeto “Família Educadora” será realidade em todas as escolas públicas da rede municipal

Para alcançar uma participação mais ativa dos pais no cotidiano escolar e fortalecer a relação família-escola, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realiza o projeto “Família Educadora”, no período de 30 de maio a 3 de junho. A iniciativa ocorrerá em todas as escolas da rede pública municipal de ensino, tanto da zona rural, urbana e também indígena, e visa melhorar o desempenho dos alunos, bem como diminuir a evasão escolar.

Segundo a coordenadora da Semec, Rosiene Piedade, o projeto “Família Educadora” busca esclarecer a proposta de ensino das escolas públicas municipais perante os pais ou responsáveis, com o intuito de que eles se sintam corresponsáveis pelo sucesso escolar dos alunos da educação infantil e ensino fundamental. “O projeto tem como um dos objetivos desenvolver a cultura do pertencimento escolar entre alunos, pais e colaboradores, a fim de que eles entendam os resultados que essa aproximação entre família-escola pode trazer para o desempenho educacional das crianças”, explica.

Para potencializar o projeto, no dia 03 de junho, será realizado o Dia D em todas as escolas do município, para eleger as famílias que irão representar cada turma e participar ativamente da iniciativa “Família Educadora”. O evento discutirá o papel da família no desempenho educacional dos filhos e apresentará a proposta pedagógica aos pais e responsáveis. “É importante que eles percebam a importância da família para alcançar resultados maiores quanto à educação e que também conheçam o trabalho desenvolvido nas escolas, assim como quem está por trás dessas ações”, pontua a coordenadora.

Pacto pela Educação

Em 2013, o município assinou o Termo de Adesão ao Pacto pela Educação do Pará, iniciativa liderada pelo Governo Federal, que atua por meio de diferentes setores e níveis de governo, com o objetivo de promover a melhoria no que tange à qualidade da educação pública no Estado. Paragominas é um dos 18 municípios-piloto que discutem, buscam e realizam Políticas Públicas Educacionais para desenvolver os índices dos resultados de aprendizagem dos alunos.