Prefeitura de Paragominas, através da Semagri, disponibiliza o preparo de terras aos agricultores

Paragominas possui grande parte de seu solo destinado a agricultura familiar bem como para a o cultivo de produtos fundamentais para o sustento do município. Por isso, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), está sempre auxiliando os agricultores para que a produção seja cada vez mais eficaz e melhorada.
“Buscamos mecanizar todos os serviços provenientes da nossa agricultura, para que dessa forma os pequenos, médios e grandes produtores possam tirar o sustento de suas famílias inteiramente do plantio, e também, tornar Paragominas referência dentro do cenário agroindustrial”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.

Pensando nisso, entre os serviços disponibilizados pela Semagri está o preparo de terra para que o solo possa receber a plantação de forma que consiga gerar uma boa produção para o agricultor. O processo é simples, o trabalhador rural ou a associação da qual faz parte, deve entrar em contato com a secretaria e solicitar o serviço, assim, a Semagri faz os procedimentos necessários, de acordo com a demanda solicitada.

Alguns locais possuem o serviço de forma fixa, devido à grande produção no local, tornando a demanda maior, como Colônia do Uraim, Condomínio Rural, Caip, Paragonorte, etc, já outras comunidades como Mandacarú ou Peraque, o serviço é de forma rotativa. “Dessa forma possibilitamos a mecanização agrícola, reviragem da terra para melhorar as condições do plantio”, destacou o Prefeito.

Por ano aproximadamente 30 comunidades são atendidas com este serviço, levando em média um dia inteiro para o preparo do local através da Semagri, onde 3 mil famílias são beneficiadas diretamente, tendo 100 hectares por mês de terras que passam por essa manutenção, dando um total de 8 mil hectares por ano.

“Estamos tentando tecnificar algumas atividades da agricultura familiar, transformar a produção para que se produza cada vez mais e de uma forma melhor, com mais segurança e técnicas eficazes para uma boa produção”, finalizou o Prefeito Paulo.