Prefeitura de Paragominas convoca a população para participar de audiência pública sobre ferrovia

Na próxima sexta-feira (3), a Prefeitura de Paragominas irá realizar uma audiência pública com o objetivo de discutir sobre a recente decisão do Conselho do Programa de Parceria de Investimento (PPI) da Presidência da República na renovação das concessões de construção da Ferrovia Vitória Minas e da estrada de ferro Carajás, obra essa que está avaliada em 4 bilhões de reais com grande parte proveniente do Pará.

“Não é justo que recursos que são oriundos dos Estado do Pará sejam aplicados em outros Estados. O que se quer é que eles sejam aplicados dentro do Estado do Pará na ferrovia paraense que é a que atende aos interesses de todo o Estado, não só de Paragominas, com a construção dessa ferrovia que vai do sul do Pará, interligando por Marabá, passando por Paragominas e chegando até Barcarena”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

O resultado desta audiência realizada em Paragominas será levado até Brasília, onde outra audiência irá acontecer dia 07 de agosto para debater o tema. A principal preocupação do poder municipal, bem como dos governantes do Estado, é que o investimento seja utilizado para uma ferrovia local, que atenda a população paraense, principalmente nos Estados mineradores, como é o caso do Pará.

“O Sul do Estado está se tornando um grande produtor de grãos e é importante que haja essa ferrovia para o escoamento dessa produção para que o Estado do Pará, e a região Sul principalmente, não fique na situação que o Mato grosso está, com a dificuldade de logística para a escoação da sua produção”, disse o Prefeito.
O Governo Federal já apresentou uma contraproposta de construir uma perna de ferrovia que vai de Açailândia até Barcarena, contudo, os projetos foram apresentados mas não saíram do papel, “Isso não aconteceu, e não atende aos interesses do Estado e nem tão pouco aos interesses de Paragominas”, destacou o Prefeito Paulo.
Por isso a participação da população é vista como fundamental neste evento, para que todos possam fazer parte das tomadas de decisões e principalmente façam sua parte como cidadãos que lutam pelos direitos do Estado do Pará.

Serviço:
Data: Sexta-feira, 03 de agosto de 2018.
Local: Auditório Inocêncio Oliveira, Parque de Exposições.