Prefeitura de Paragominas inaugura novo sistema de esgotamento sanitário

Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Paragominas concluiu mais uma grande obra de Saneamento na cidade. Com um orçamento de aproximadamente 25 milhões de reais, o Novo Sistema de Esgotamento Sanitário composto por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 22 km de rede coletora e uma estação elevatória que estão prontas para funcionar e atenderão parte da população neste primeiro momento de operação. Já são mais de 3 mil casas ligadas à rede do novo Sistema. Contudo, a Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para atender mais da metade da população da cidade.

“Concluímos a implantação da primeira fase do Sistema, o mesmo irá contemplar os bairros da Promissão 3, parte da Promissão 2 e Novo Horizonte. Mas isso é só o começo, temos um projeto pronto para toda a cidade dividido em quatro fases que elevarão Paragominas ao topo do Ranking das cidades com melhor índice de Saneamento Básico do Pará” declarou o Prefeito Paulo Tocantins.

Com a obra, Paragominas se tornou uma das poucas cidades em todo o país a finalizar uma obra desta magnitude utilizando recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Paragominas já é uma das cidades reconhecidas pelo seu esforço para universalizar o acesso ao Saneamento Básico. Ano passado foi premiada pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em razão de alcançar quase total atendimento com água tratada: 95% da população.

“Enquanto o Pará ainda luta para levar água de qualidade para o povo, nós estamos trabalhando para universalizar o esgoto” ressalta Tocantins, que aproveita sua fala para convidar toda a população a participar da inauguração que acontecerá dia 05 de outubro – sexta Feira, as 17h.

O sistema será operado pela Agência de Saneamento de Paragominas – Sanepar e será responsável pela melhoria da qualidade de vida e trazer mais saúde para população que não terá que conviver mais com esgotos a céu aberto.