Prefeitura de Paragominas inaugura o novo espaço do CREAS

Um novo espaço de atendimento de “Proteção Social” começa a funcionar esta semana, em Paragominas. É a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que passa a atender na rua Argentina, nº 35, em frente à Escola do Lions Clube.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência, a psicóloga Tatiana Martins, o objetivo do centro é oferecer apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

Os serviços ofertados no CREAS são desenvolvidos em parceria com uma rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas, como: o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outros órgãos de Defesa de Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos Estas ações conjuntas visam fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

O Centro de Referência Especializada, mantido pela Prefeitura, disponibiliza acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, para ampliar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

Conheça os serviços do Creas:

v Proteção e Atendimento Especializado à famílias e Indivíduos (PAEFI):
Serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações, por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

v  Medidas Socioeducativas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece o serviço de proteção social à adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). A finalidade é prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens encaminhados pela Vara de Infância e Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente ou Juiz Singular. O Creas também faz o acompanhamento do adolescente, contribuindo no trabalho de responsabilização do ato infracional praticado.

v  Acompanhamento:

Encaminhado pela Vara de Infância e Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente ou Juiz Singular, o adolescente é recebido pelo Creas e orientado sobre as medidas aplicadas pelo juiz. Ele também é informado e encaminhado, a outros serviços da assistência social e a outras políticas públicas. Esse acompanhamento é informado por meio de relatórios à Justiça. O juiz determina a continuidade ou o fim da medida aplicada.

v  Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

Voltado para pessoas com deficiência ou idosas com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, como isolamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, entre outras situações que aumentam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

v  Abordagem Social

Serviço que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua. A abordagem ocorre em ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados, semáforos, entre outros locais. O serviço visa garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Serviço: CREAS, rua Argentina, nº 35, bairro Guanabara. Horário de funcionamento: de 8h às 12h e de 14h às 18h.