Prefeitura de Paragominas lança “Rota da Leitura”

Já pensou que legal seria para o usuário do transporte coletivo ter a oportunidade de ler obras da literatura regional e brasileira durante sua viagem? Mais legal seria que alguém lesse e até interpretasse, de forma bem humorada, outras leituras e assim, a viagem se tornaria menos cansativa. Legal, né? Em Paragominas, o Projeto “Rota da Leitura”, propõe a ideia e foi lançado ontem, dia 11 de novembro, no Teatro Reinaldo Castanheira.

O Projeto será desenvolvido pela Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (SECULT), em parceria com a empresa de Transportes Caliman, que detém a concessão municipal do transporte público, e em novembro, após o lançamento, já se dará início à programação e à disposição das obras literárias nos coletivos.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Aparecida Luciano, a proposta é o ponta-pé inicial para tornar Paragominas a “cidade da leitura”. Segundo ela, o “Rota da Leitura” chega em um momento especial e se une a outras iniciativas tocadas pela Prefeitura, de incentivo ao hábito de ler. “Hoje, todas as ações da Prefeitura que envolvem crianças, principalmente, há uma atividade com leitura e contação de histórias. Temos uma vida cultural bastante movimentada aqui em Paragominas e a literatura está muito presente, com saraus literários, concursos literários; enfim, entendemos que o serviço público também é este”, ressalta a Secretária.

O Prefeito Paulo Tocantins diz que a iniciativa não vai despertar a paixão pela leitura apenas em crianças e adolescentes, mas uma vez disponível para o usuário do transporte público, aumenta o raio de atuação, atingindo pessoas de todas as idades. “Como o Rota da Leitura não irá apenas disponibilizar a obra nos ônibus, mas interagir com o passageiro, acredito que despertaremos essa paixão a um grande número de pessoas que vão acabar sendo multiplicadoras da iniciativa e assim, com certeza, em pouco tempo, Paragominas vai ser sim a cidade da leitura”, comemora Tocantins.

Além da programação, que vai ser diária dentro dos coletivos e a disposição das obras, dois ônibus vão ser plotados com a logo do Projeto, sinalizando que ali tem leitura. Para Thiago Caliman, diretor da empresa Transportes Caliman, a iniciativa vem se somar à missão da empresa de fomento ao desenvolvimento social e pessoal. “Nós incentivamos nossos colaboradores a ler e agora, vamos participar de um movimento que incentivará o usuário de ônibus a ler”, afirma Thiago Caliman.

Serviço: Lançamento “Rota da Leitura”, dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro Reinaldo Castanheira, do Espaço Cultural.