Prefeitura de Paragominas presente em CPI na empresa Hydro

Na última quarta-feira (18), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi realizada na unidade da Hydro em Paragominas, com a participação de diversas autoridades entre elas o Prefeito Paulo Tocantins. A principal finalidade da CPI foi para apurar a realidade do fato, envolvendo a empresa, ocorrido na cidade de Barcarena em fevereiro deste ano. Os presentes discutiram o funcionamento da Hydro, e como é a sua atuação nos municípios, principalmente em Paragominas.

A Prefeitura, presente por meio do Prefeito Paulo, participou da reunião com a genuína preocupação em relação a mineradora, já que recentemente foi declarada a suspensão de alguns funcionários, fazendo com que a empresa atue hoje com a metade do quadro de contratados.

“A gente faz questão sim de saber os impactos causados no município e saber o andamento de um empreendimento deste tamanho que tem uma importância muito grande pro nosso município, não só pelos royalts que são gerados mas também os empregos que são gerados e da importância que tem pra economia do nosso município”, disse o Prefeito.

Na reunião foi debatido principalmente sobre um novo laudo que foi emitido pelos ministérios, sobretudo do meio ambiente através do Ibama, onde consta que os danos causados em Barcarena, com ênfase na emissão do chumbo, podem ter ocorrido fora dos moldes da Hydro, o que, segundo o Prefeito, faz com que a população deva reaver os direitos, em destaque os então funcionários da empresa, para analisar novamente a situação, fazendo com que a empresa volte ao seu funcionamento normal.

”Agora é a hora de haver uma mobilização não só de Paragominas, mas Barcarena, e do Estado do Pará, para que a empresa volte a sua totalidade e volte a funcionar a todo vapor em sua capacidade plena, e não mais com uma redução pela metade da sua capacidade de produção”, afirmou o Prefeito.

Diversas medidas foram pensadas e colocadas na mesa para que a situação da empresa se normalize, que de acordo com o Prefeito Paulo, está diretamente ligada aos interesses, principalmente socioeconômicos, de todo o município, “a gente espera que esse novo relatório venha embasar o juiz para que cesse essa obrigação de manter a produtividade reduzida e que a empresa volte a produzir normalmente, e que os empregos se reestabeleçam. E também que continue fazendo os estudos necessários para que os impactos gerados, não só pela Hydro – pelo lixão a céu aberto e outra empresa que esteja contribuindo para isso – que esses estudos venham melhorar cada vez mais, além dos cuidados que a empresa tem, e que continuem, e possam ser aprimorados, para levar mais segurança para as populações que vivem próximo do empreendimento”, finalizou.