Prefeitura de Paragominas realiza primeiro mutirão para combater o Aedes Aegypti

Apesar de não ter registrado nenhum caso de dengue este ano, Paragominas quer erradicar o transmissor causador da doença

A Prefeitura de Paragominas em parceira com voluntários realiza o primeiro mutirão de combate ao Aedes Aegypti nesta sexta-feira, 19, a partir das 8h, no bairro Jardim Bela Vista, em Paragominas, nordeste do Estado. Embora o município ainda não tenha registrado nenhum caso de dengue, tampouco de zyka vírus e febre Chicungunya, a Prefeitura vai realizar um grande mutirão de limpeza, com o objetivo de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito, além de conscientizar a população da importância de manter a limpeza dos ambientes domésticos, eliminando possíveis nascedouros do Aedes.

A ação pretende recolher objetos e recipientes que acumulam água eque contribuem para a proliferação do mosquito. Agentes de endemias e equipes de voluntários também participarão do mutirão, para reforçar as orientações e cuidados necessários para prevenir casos da doença. Outros dois mutirões ainda serão realizados em Paragominas nos dias 26 de fevereiro e 04 de março e irão contemplar os moradores dos bairros Laércio Cabeline e Jardim Atlântico, respectivamente.

Segundo o diretor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Raimundo Martins, apenas três casos de dengue foram registrados ano passado em Paragominas. Até o momento, não há registros da doença no município, tampouco da Febre Chikungunya e Zika Vírus. “Apesar de não haver índices alarmantes, buscamos mobilizar a população a fim de erradicar por completo os casos de dengue em Paragominas. O mutirão, portanto, tem o objetivo de incentivar ainda mais a participação dos moradores e reforçar as orientações e cuidados a serem tomados”, explica.

Para o Prefeito Paulo Tocantins, que encabeça as ações de combate ao mosquito, as ações de prevenção precisam ser reforçadas agora, pois já começam a cair as primeiras chuvas do inverno amazônico, o que acaba colaborando (e muito) para a proliferação do Aedes. “O trabalho realizado pela área de endemias, da Secretaria de Saúde, não pára. Durante todo o ano, os agentes percorrem os domicílios cadastrados e realizam o trabalho de prevenção. Por isso, os casos de dengue do munucípio são considerados baixos. Mesmo assim, visto a situação do Estado e do país, pedi empenho de todas as minhas secretarias para combatermos o mosquito transmissor, por meio desta campanha, pois assim, manteremos Paragominas longe dessas doenças”, finaliza Tocantins.

Prevenção – Além da coleta de lixo e orientação aos moradores, a ação também terá presença nas escolas municipais de Paragominas, com atividades pedagógicas sobre o assunto. A ideia é promover o diálogo entre os alunos e conhecedores do tema, a fim de orientar e falar sobre a contribuição da sociedade para esta causa.