Prefeitura de Paragominas segue com mutirão de combate ao Aedes

O combate ao mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika continua nesta sexta-feira, 26, em Paragominas, com mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura do município. Com início na semana passada, a ação desta sexta contemplará as ruas do bairro Laércio Cabeline. O objetivo é prevenir as doenças causadas pelo mosquito e conscientizar a população sobre a importância de manter a limpeza dos ambientes domésticos, eliminando possíveis nascedouros do Aedes.

Durante a ação serão recolhidos objetos e recipientes que acumulam água, possíveis focos de reprodução do mosquito. Agentes de endemias e equipes de voluntários também participarão do mutirão, para reforçar as orientações e cuidados necessários para prevenir casos da doença.

O diretor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Raimundo Martins ressalta que apesar de não haver índices de dengue alarmantes ou registros de outras doenças causadas pelo Aedes, no município, a Prefeitura busca mobilizar a população para erradicar os focos de criadouros e incentivar ainda mais a participação dos moradores, bem como reforçar as orientações e cuidados a serem tomados.

Prevenção – Além da coleta de lixo e orientação aos moradores, a ação também terá presença nas escolas municipais de Paragominas, com atividades pedagógicas sobre o assunto. A ideia é promover o diálogo entre os alunos e conhecedores do tema, a fim de orientar e falar sobre a contribuição da sociedade para esta causa.

O próximo mutirão já tem data marcada, 04 de março e irá contemplar os moradores do bairro Jardim Atlântico.