Prefeitura e IFPA realizam aula magna do curso técnico de informática

Cerca de 80 alunos do curso técnico de informática, ofertado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), participaram da aula inaugural nesta terça-feira, 19 de abril, no assentamento CAIP, na zona rural de Paragominas. A realização do curso conta com a parceria da Prefeitura de Paragominas, que montou um moderno laboratório de informática para atender os estudantes.

A aluna Bianca Othas tem 30 anos, faz parte da primeira turma do curso técnico de informática, está feliz da vida por poder dar continuidade aos seus estudos e o melhor, sem ter de sair da comunidade onde mora. Para ela, o curso é um avanço na educação do município. “É bom ver que estamos evoluindo e que o poder público está olhando por nós, pois esta iniciativa é boa para todos, mais para a gente que tem filho”, diz Bianca.

O Prefeito de Paragominas Paulo Tocantins conta que em janeiro deste ano trouxe o reitor da IFPA, Cláudio Alex, para conhecer a estrutura da Escola Raimundo Expedito Bragança, na CAIP, para saber se era viável a implantação do curso. “É muito gratificante voltar à comunidade a exatos 3 meses para a primeira aula e ver que, quando unimos forças em prol da população todos ganhamos. Avançamos aqui na CAIP e tenho certeza, vamos avançar ainda mais”, afirma o Prefeito.

Cláudio Alex da Rocha, reitor da IFPA, era só sorriso. Ele afirma que Paragominas é diferente dos outros 18 municípios paraenses onde a IFPA tem campus. Para ele, a diferença quem faz é a prefeitura. “Vemos que a Prefeitura, o Prefeito, tem se desdobrado para atender não a demanda do Reitor, mas da comunidade de Paragominas. Nós temos 18 campus e sem dúvida alguma, a parceria mais exitosa que temos é com a prefeitura de Paragominas, que antecipou várias ações e a CAIP é um exemplo disso”, conclui o Reitor.

Outro investimento que a Prefeitura está fazendo na comunidade é a instalação de uma torre de internet. A previsão é que até o final de maio, cerca de cinco comunidades sejam beneficiadas: CAIP, comunidade Bacaba, comunidade Escadinha, comunidade Curral 3 e comunidade Vila Nova. A internet vai atender as escolas dessas comunidades, além do Posto de Saúde da CAIP.