Prefeitura inaugura mais uma creche, desta vez, na zona rural

O assentamento CAIP, distante do centro de Paragominas cerca de 80 km, ganhou nesta terça-feira, 19, o Centro de Educação Infantil Guilherme Silva Sousa, com estrutura para atender até 120 crianças, nos dois turnos: manhã e tarde.

Para Carla Braga, mãe de 7 filhos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Guilherme Silva Sousa recém-inaugurado trouxe à comunidade da CAIP, além de educação para crianças “pequenas”, mais qualidade de vida para as mães. Dos 7 filhos, três estão em idade escolar, sendo dois deles alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Expedito Bragança (também na CAIP) e a caçula de 5 anos, Mary, matriculada no CEI. Para Carla, a oportunidade que seus filhos estão tendo de começar os estudos e terminá-los na própria comunidade é uma comodidade para os pais. “Assim, posso acompanhar os estudos dos meus filhos, já que, com a creche, a CAIP passa a ter todo o ensino, desde o infantil até o ensino técnico profissionalizante, o que me deixa muito feliz porque significa que vou poder ter meus filhos sempre perto de mim”, comemora a dona de casa.

Auretânia Maia de Jesus é outra mãe que está super satisfeita com o ensino ofertado na comunidade CAIP. Ela conta que não tem filhos matriculados no CEI, mas tem três sobrinhos e que estão felizes em poder estudar em um local com aquela infraestrutura. “Todos na comunidade estão muito satisfeitos, principalmente aquelas mães que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos”, conta Auretânia.

O Centro de Educação Infantil Guilherme Silva Sousa possui seis salas de aula e tem a capacidade de atender 120 crianças de 3, 4 e 5 anos. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e da tarde, nas séries: maternal, jardim I e jardim II. A infraestrutura é a mesma dos centros inaugurados na zona urbana, tanto do prédio e acomodações, quanto mobiliário e material didático. Os profissionais também possuem alto nível de qualificação e com isso, a Prefeitura leva qualidade de ensino também para o campo. “Essa é a quarta creche que inauguramos em 4 meses, mas a primeira da zona rural. É muito bom poder levar mais educação para as crianças de Paragominas e garantindo aqui no campo, a mesma estrutura e o mesmo carinho que dedicamos às creches da cidade”, conclui o Prefeito Paulo Tocantins.