Prefeitura investe no transporte escolar para melhor atender os alunos da rede municipal

A Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), está sempre buscando meios para melhorar as condições de ensino aos alunos da rede municipal. E uma das formas de prestar um atendimento eficaz está diretamente ligada ao transporte escolar, onde a Prefeitura investe a fim de levar conforto e segurança para os usuários.
O coordenador de transporte da Semec, Fábio Fialho, falou principalmente sobre o cuidado ao transportar os alunos todos os dias para que os mesmos possam estudar independente da distância entre sua casa e a escola, “pensando no bem estar do aluno, e se tratando de uma secretaria onde a Educação é prioridade, o transporte escolar começa com a responsabilidade que cada motorista e monitor tem com os alunos no embarque até as escolas do nosso município, bem como o retorno dos mesmos em segurança até as seus pontos de desembarque, procurando sempre o melhor conforto para os alunos”, afirmou.

Fábio também destacou a respeito dos alunos da zona rural que necessitam de uma atenção especial por parte do transporte escolar, onde muitos precisam sair horas antes do início das aulas para assim poderem concluir seus estudos, “se tratando de transporte escolar rural e rural para zona urbana onde seu trajeto começa antes do amanhecer para que os alunos cheguem até suas escolas pontualmente, os condutores e monitores tem a preocupação e o cuidado com a acomodação de cada criança”.

De praxe, é enviado pelo Governo Federal apenas 330 mil em recursos do PNATE (Programa Nacional de Transporte Escolar) disponibilizados para o município para atender aproximadamente os 8 mil alunos da rede pública de Paragominas, incluindo aqueles que são atendidos pelo TED, concedido como o passe escolar de direito de cada estudante.

Em 2018, além do que já é destinado pelo Governo, a Prefeitura investiu aproximadamente 4 milhões e 300 mil, ligados diretamente para a frota escolar, como afirma o Prefeito Paulo Tocantins que falou sobre o investimento, “o que recebemos do Governo ainda é muito pouco, não dá para transportar nem 10% dos alunos que a gente transporta, que são mais de 8 mil alunos transportados diariamente, se você contar com o TED que é fornecido pela Prefeitura aqui na zona urbana. Esses 330 mil reais por ano que o Governo Federal manda são insignificantes já que o município investe mais de 6 milhões de reais por ano, investidos em transporte escolar para que a gente consiga atender o maior número possível, se não a totalidade, mas quase que a totalidade dos alunos da zona rural para fazer com que eles cheguem até as escolas”.

Atualmente os alunos de Paragominas e região podem contar com 24 veículos de frota própria, entre eles ônibus e micro-ônibus 4×4, incluindo ainda mais 5 voadeiras que atendem a zona indígenas e 1 lancha que atende a Escola Nazaré. E também com a frota locada, totalizando 46 veículos sendo estes micro-ônibus 4×4, micro-ônibus comum, Kombis e ônibus.

De acordo com Fábio, a Semec está sempre trabalhando para atender os alunos, e melhorar cada vez mais o setor de transportes, “a Secretaria Municipal de Educação estará sempre à disposição para atender com o transporte escolar, seja terrestre, fluvial e com o passe escolar que é concedido aos alunos maiores que 11 anos”.

E os beneficiados por esse serviço agradecem todo esse investimento, onde podem se deslocar até as escolas ou então se sentir seguros em colocar um membro de sua família para utilizar o transporte escolar, como é o caso de Jonas Aguiar que falou sobre o transporte utilizado todos os dias pelos seus irmãos que saem da Morada do Sol para as suas escolas, “todos os dias meus irmãos pegam o ônibus escolar e acho o transporte escolar de Paragominas ótimo, bastante confortável e seguro, sem dúvidas é um dos melhores do Estado”, afirmou.