Prefeitura promove palestra para trabalhadores cadastrados no SINE

Saber fazer um bom currículo, com as informações que o empregador quer é um dos diferenciais para quem está em busca de um emprego. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio do Sistema Nacional de Empregos, SINE, promoveu palestra nesta quinta-feira, 27, com orientações de como montar o currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego.

Kamilla Stéfany estava atenta, ouvindo todas as orientações. Ela, que só tem 15 anos, já pensa em trabalhar e quer ficar por dentro de todas as dicas necessárias para conseguir o primeiro emprego. “Nunca fiz nenhuma entrevista de emprego, mas depois de ter assistido por duas vezes essas orientações, agora já tenho segurança e tenho certeza que vou saber me comportar”, afirma Kamilla, que é aluna da Escola Municipal Irmã Maria Angélica Dantas.

Henrique dos Santos Rodrigues também é jovem como Kamilla e nunca trabalhou de carteira assinada. Ele, que morava em Açailândia, no Maranhão, conta que gostou muito de trabalhar em um posto de molas e sonha em ser mecânico industrial. Parou no 6º ano, do ensino fundamental e sabe que precisa estudar para poder conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Para isso, vem buscando orientações e era um dos ouvintes da palestra. “Espero, logo, logo, poder por em prática todas as dicas que ouvi nesta palestra”, afirma. Henrique está esperando ser chamado para uma entrevista de emprego ainda este mês.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Tânia Cardoso, a palestra teve como objetivo mostrar aos trabalhadores que é as empresas buscam normas de comportamento e que este é um critério de avaliação. Mais que fazer um bom currículo, a postura em uma entrevista de emprego é fundamental. “A gente pensa que é bobagem, mas o comportamento de um candidato à uma determinada vaga define se a vaga é dele ou não. Percebemos que muitos dos trabalhadores cadastrados no SINE que compareciam às entrevistas, não passavam para a próxima etapa do processo de contratação. Então, foi por isso que decidimos promover a palestra”, explica. Ainda de acordo com Tânia, o SINE vem promovendo esse tipo de “encontro” há um tempo no intuito de ajudar o trabalhador a conseguir o tão sonhado emprego.