Prefeitura promove serviço itinerante do CadÚnico

Durante os meses de março e abril, equipes da Secretaria de Assistência Social vão percorrer alguns bairros de Paragominas a fim de facilitar o acesso da população ao setor de Cadastro Único. A ação ocorrerá para que cerca de 4 mil famílias que estão com cadastro desatualizado há mais de 2 anos, possam ter acesso aos mais de 30 programas sociais capazes de promover a melhoria de vida dessas pessoas.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza os que mais necessitam e permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda, por meio de um sistema informatizado. Dessa forma, os dados coletados no CadÚnico são consolidados para formulação e implementação de políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Dentre as principais estratégias para superação da situação de pobreza está o Programa Bolsa Família.

O cadastro é utilizado, por exemplo, para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos. Todas as informações do sistema podem ser utilizadas pelos governos municipal, estadual e federal.

Para ingressar ou se manter em algum desses programas, o cadastro precisa ser atualizado a cada 2 anos, pelo menos. Para quem está na lista de espera, é importante que este prazo seja cumprido e as informações sejam atuais no momento da contemplação. Quem já é beneficiário e não cumprir o prazo de atualização estabelecido corre o risco de ter o benefício bloqueado e posteriormente cancelado.

Para facilitar o acesso das famílias que precisam atualizar o cadastro, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Assistência Social, está encaminhando equipes aos bairros onde a concentração de pessoas com os dados desatualizados é maior. Confira abaixo a programação das próximas visitas:

DIA 17 DE MARÇO – ESCOLA AMILCAR BATISTA TOCANTINS. Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

DIA 22 DE MARÇO – ESCOLA LUIS GUILHERME. Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

DIA 24 DE MARÇO – SEDE DA SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

DIA 29 DE MARÇO – ESCOLA SALMONOZOR. Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

DIA 31 DE MARCO – ESCOLA SONIA TERZELA.  Das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30