Prefeitura traça nova estratégia de desenvolvimento territorial

Que Paragominas é uma cidade conhecida por seus bons exemplos de práticas sustentáveis, crescimento econômico e gestão eficiente, todo mundo sabe. Mas a novidade é que esse desenvolvimento não parou por aí. É que a Prefeitura vem buscando novos meios de transformar o município, enfrentando os mais recentes desafios, para que o nosso local esteja cada vez mais próspero, e que se atenda às necessidades da sua população em todas as áreas.

Com a parceria dos atores sociais trabalhando dentro do município, a gestão vem estruturando uma nova estratégia de desenvolvimento territorial.

“Fizemos uma análise sistêmica do território, e dos desafios que ele tem de enfrentar especialmente na sua área rural. Paragominas precisa potencializar seus recursos, criar oportunidades no sentido de produzir e conservar de forma cada vez mais eficiente, numa visão sobretudo de inclusão social organizada. Para isso, o território precisa elaborar seu próprio plano e metas, seu próprio monitoramento, sua própria legislação, unindo setores públicos e privados ”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

Esta agenda de desenvolvimento do município é ampla, abrangendo áreas como: educação, assistência social, agricultura, pecuária e florestas, logística, legislações municipais, entre outros. Ferramentas especificas serão desenvolvidas e utilizadas, como microzoneamento, plano de investimentos e créditos, capacitações, plataforma de monitoramento e comunicação, certificação do território.

“Estamos focando todas as dimensões da sustentabilidade, a começar por aspectos econômicos e produtivos, na intensificação do uso da terra. Na parte ambiental, o foco é na produção de serviços ecossistêmicos, que beneficiam a nossa população e à imagem positiva do nosso território e das empresas ou pessoas que aqui atuam. Mas o principal será a área social, o desenvolvimento da agricultura familiar que é o carro chefe do município, nossa primeira prioridade nessa estratégia”, frisou o Prefeito.

Com isso, a Prefeitura vem, há mais de dois anos, realizando tratativas com instituições acadêmicas de respaldo, e até mesmo internacionais. Ambas possuem o interesse de co-construir soluções locais viáveis para Amazônia e seus moradores, de acordo com as aptidões de cada região. Pelo seu desempenho, Paragominas se destaca como principal município dentro do Estado do Pará, capaz de alavancar esse processo, cuja sociedade civil é bastante estruturada para elaborar e conduzir uma tal estratégia.

A partir daí, a gestão municipal traçou seu caminho, até nessa viagem encontrar a direção da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que já vinha mostrando interesse no projeto de Paragominas. Estamos negociando um plano de investimentos para custear as ações planejadas na estratégia municipal de desenvolvimento do território. Será uma peça fundamental para o novo impulso de desenvolvimento no município.

“A partir deste envolvimento da AFD no projeto, em negociação ainda, e das nossas ferramentas de monitoramento e certificação, poderemos consolidar mais ainda a atratividade do nosso território. Investidores, empresas, mercados, e até mesmo políticas publicas inovadoras, vão encontrar em Paragominas as condições mais seguras para se instalar, atuar, e gerar mais desenvolvimento. Nossa cidade ficará cada vez mais diferenciada, trazendo assim benefícios para toda a sociedade e o poder público contextualizado no Estado”, finalizou o Prefeito.

Outro ponto importante da viagem foram as reuniões de trabalho no campus de agronomia tropical de Paris, junto com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária e Desenvolvimento (CIRAD), peça fundamental do projeto. Também participaram o Serviço Florestal Francês, seção Internacional (ONFi), e o Instituto Politécnico de Zurich (Suiça). A metodologia participativa permitiu evidenciar os objetivos compartilhados pelos atores do território de Paragominas, definir o passo a passo para atingí-los.

Na ocasião, o Prefeito Paulo Tocantins se encontrou com o diretor geral do CIRAD, Michel Eddi. As estratégias da Prefeitura e do CIRAD estão alinhadas, assim como as perspectivas dos setores produtivos e sociais do município. Esta assim sendo construida uma cooperação interna e externa, coerente para conduzir as ações desde já, e tornar essa estratégia uma realidade.