Professores da Rede Municipal de Paragominas recebem curso de capacitação do Elos Educacional

Capacitar equipes gestoras no acompanhamento das aprendizagens da sala de aula é um dos objetivos do Programa de Formação Continuada que o Elos Educacional iniciou hoje, 4, em Paragominas, nordeste do Estado. A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Educação (SEMEC), pleiteou (e conseguiu) junto à instituição, que o curso fosse ministrado aos profissionais da Rede Municipal.

Uma equipe de formadores do Elos Educacional está na cidade, hoje, de 8h às 12h, no auditório da Escola Municipal Maria da Silva Nunes, para dar início a este programa, que tem como público alvo todos os gestores da Rede Municipal que trabalham com o Ensino Fundamental. O curso “Gestão para Aprendizagem” é oferecido pelo Elos Educacional, financiado pela Fundação Lemann e recomendado pela UNESCO, como a melhor experiência de formação escola na América Latina. Para a Secretária de Educação de Paragominas, Mozimeire Costa, é um ganho extraordinário para os professores e demais profissionais que forem participar da formação.

“Conseguimos esta capacitação sem nenhum custo para a Prefeitura e recebeu a adesão de todos os gestores do Ensino Fundamental que, com muito entusiasmo, acreditam que este curso os capacitará com melhores condições de gestão para melhores resultados de aprendizagens”, afirma a Secretária.

O curso “Gestão para Aprendizagem” é desenvolvido em redes selecionadas, onde os financiadores analisam desde a infraestrutura disponível, até o comprometido dos profissionais que conduzirão o processo. Em Paragominas, o processo seletivo teve início em novembro de 2015, envolvendo entrevistas, atividades com os técnicos da SEMEC, sendo os resultados apresentados em janeiro/2016, contemplando Paragominas como rede integrante do Plano de Formação da Elos/Fundação Lemann.

De acordo com Francisca Oneide Lima, técnica da SEMEC, a formação será realizada na modalidade semipresencial e se utiliza da plataforma virtual para acompanhar as aprendizagens das equipes gestoras. “O curso começa com um encontro presencial, onde todos os participantes conhecem os formadores, a plataforma do curso e parte dos conteúdos programáticos, principalmente a importância do papel do gestor como líder na aprendizagem do aluno”, explica.

Saiba mais sobre a formação “Gestão para Aprendizagem”

O Gestão para a Aprendizagem foi criado em 2013 a partir da experiência acumulada pela Fundação Lemann na formação de diretores, e das coordenadoras do curso (fundadoras da Elos Educacional) que atuaram como gestoras na rede pública de ensino, período no qual puderam implementar ações que se traduziram em melhorias na escola onde atuaram, o que lhes rendeu o prêmio de Gestoras Nota 10 em 2007, pela Fundação Victor Civita. O curso foi oferecido em 2013 para escolas do estado de São Paulo, sendo parte delas totalmente à distância e parte com acompanhamento in loco. A partir desta experiência, o curso passou a ser totalmente on-line e foi estendido em 2014 para todo o Brasil, tendo em 2015, 513 escolas em todos os estados brasileiros.