Profissionais da Educação participam de grande reunião para acertar os últimos detalhes da nova Proposta Pedagógica Curricular de Paragominas

Desde o ano passado, a Prefeitura, por meio da SEMEC, realiza escutas nas escolas para a elaboração da Proposta Pedagógica Curricular.

Um grande movimento educativo está se consolidando em Paragominas, no nordeste do Estado. Desde o ano passado, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Educação, vem revendo sua Proposta Pedagógica Curricular e reconstruindo-a com alcance pedagógico unificado na Rede de Ensino e em consonâncias com os direitos de aprendizagens para o Ensino Fundamental, exigidos pelo Ministério da Educação. A nova proposta Curricular, será implementada na Rede de Ensino, em cada espaço de aprendizagem, tanto na rede urbana, quanto do campo e Indígena. É um desafio e inédito entre os Municípios do Pará.

Hoje, dia 29 de março, os alunos dão uma pausa nas aulas para que todos os professores, coordenadores e diretores participem de uma grande reunião, uma última grande escuta, onde serão abordados todos os pontos levantados em todas as escolas ao longo dos últimos 8 meses para que seja elaborado o documento final, com a nova proposta pedagógica curricular de Paragominas. As discussões serão realizadas nos três turnos: manhã, de 7h30 às 11h30, na Escola Maria da Silva Nunes; tarde, de 13h30 às 17h30, nas Escolas Maria da Silva Nunes e Reginaldo Souza Lima e à noite, de 19h às 22h, no Reginaldo Souza Lima.

A coordenadora pedagógica da SEMEC, Francisca Oneide ressalta que a saída dos professores para este evento não prejudicará os alunos, uma vez que este dia de formação já foi garantido no calendário escolar. Oneide fala ainda que a reunião desta terça-feira será um grande marco para a educação da cidade. “O ano de 2016 já está marcado por muitas conquistas no campo da educação e uma delas, com certeza, é a conclusão dessa nova proposta pedagógica, pois o documento vai orientar todas as práticas pedagógicas desenvolvidas para a Rede”, afirma.

A Proposta Pedagógica Curricular de Paragominas é construída paralelamente à Base Nacional Comum, movimento nacional que pretende reduzir as desigualdades educacionais do país, definindo o que é essencial ao ensino de todos os alunos, em cada uma das etapas da vida escolar. A Base Nacional Comum deve ficar pronta em junho de 2016.

Segundo explica o Prefeito Paulo Tocantins, a constituição desse documento contou com o apoio de uma comissão de professores, representantes de todas as disciplinas que compõe o currículo. “Desde o ano passado, todos esses profissionais vem contribuindo brilhantemente para a elaboração desse plano tão importante para a nossa Rede de Ensino”, afirma Tocantins.

Mas, o que uma nova proposta pedagógica pode interferir na vida do aluno? Tudo, uma vez que é a partir da proposta pedagógica de uma escola ou de uma rede, que se estrutura todo o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Por sua vez, o sucesso desse processo traz como consequência, a melhoria provocada na comunidade frente aos serviços educativos oferecidos.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, também está construindo um Plano Pedagógico próprio e se encontra em vias de implementação, contudo com o tamanho do Pará e os desafios que essa Rede impõe, a proposta de Paragominas é considerada pioneira por estar no estágio final, com perspectiva de implantação ainda neste ano letivo.

A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Educação, sentiu a necessidade de rever seus Planos de Ensino e de estabelecer novas diretrizes pedagógicas mais condizentes com as necessidades exigentes da atualidade, que alcance o aluno com maior eficácia e que acelere o seu processo de construção de saberes necessários à educação do futuro.

Serviço: Reunião Geral para a conclusão da Proposta Pedagógica Curricular, dia 29 de março, durante todo o dia. Manhã, de 7h30 às 11h30, na Escola Maria da Silva Nunes – discussão com os profissionais do Fundamental I e Fundamental II; tarde, de 13h30 às 17h30, nas Escolas Maria da Silva Nunes (Fundamental II) e Reginaldo Souza Lima (Fundamental I) e à noite, de 19h às 22h, na Escola Reginaldo Souza Lima (EJA).