Publicom chega em Paragominas no mês de julho

Plantão do jornal Nacional, aquela musiquinha que todo mundo já ficava tenso só em ouvir, vocês lembram? E hoje, vocês já viram quem é o primeiro a dar o furo de notícia? Os jornalistas antigamente preparavam suas matérias com toda formalidade em megas estruturas de edição e redação que a profissão pedia. Hoje, as redes sociais se encarregam da rapidez e menos formalidade no processo.

Muitos profissionais que ainda atuam até hoje na área estão correndo atrás para cumprir bem o seu papel de informar nas novas plataformas digitais. E como eles estão fazendo para entrar de vez neste mundo novo? Qualificação e capacitação, é claro! Por isso, Paragominas receberá a 5° edição do Encontro de Comunicação do Pará (Publicom), promovido pela Secretaria de Comunicação do Pará (Secom) e que conta com o apoio da Prefeitura de Paragominas. O evento traz palestras para capacitar e qualificar o profissional no mercado paraense, e será voltado para profissionais, estudantes de diversas áreas e curiosos em aprender mais sobre o vasto mundo da comunicação.

Na percepção de Daniel Nardin, Secretário de Comunicação do Estado do Pará, a comunicação mudou completamente nos últimos anos, tem-se ainda a força da mídia tradicional, mas percebe-se cada vez mais que a comunicação se dá de um para um, ou seja, as pessoas se tornam não só receptoras, mas produtoras de conteúdo e emissora de informação. “Por conta disso, o diálogo entre sociedade e governo que antes se dava através do intermédio da imprensa, hoje pode-se dar de uma forma efetiva, direta e ágil e por isso precisa ser transparente. Uma das vertentes do Publicom é que os governos consigam, através das ferramentas e uso das tecnologias, dialogar e se comunicar mais diretamente com o cidadão e que este também possa se utilizar desta mesma ferramenta para conversar com os governos. ” Explica o secretário, que estará no evento para ministrar a palestra “Comunicação como ferramenta de gestão”.

Além do secretário, quem estará em terras paragominenses será Paulo Silber, diretor de jornalismo da Agência Pará; Mauro Lima, diretor de publicidade da Secom; Daniele Franco, assessora de comunicação do Estado e a jornalista e professora Nélia Ruffeil, que mostrarão cases do governo, como as campanhas institucionais de combate a violência contra a mulher, incentivo à leitura, LGBT Fobia e prevenção de acidente de trânsito, mostrando que a comunicação também ajuda a sensibilizar e engajar.

O evento é gratuito e voltado para o público em geral, não só para pessoas ligadas ao governo, mas profissionais e estudantes de todas as áreas que desejam conhecer mais sobre esse novo mundo da comunicação. Além de toda qualificação e capacitação que o Publicom vai proporcionar, você também participará da campanha “Livro Solidário”, doando um livro no dia do evento ao fazer o seu credenciamento.

A Prefeitura de Paragominas na Era do Marketing Digital

Pensando sempre em modernidade e tecnologia, a Prefeitura de Paragominas já aderiu em sua Fanpage uma linguagem direta e menos formal, cada vez mais próxima aos seus seguidores, onde aproveita o espaço para informar à população sobre cursos, programação de limpeza na cidade, programação cultural e esportiva, sobre a transparência da gestão, e também se aproxima da população através de posts-séries como o #ArteDaqui que mostra os talentos artísticos da cidade, o #CheckinParagominas onde os visitantes falam de suas impressões sobre Paragominas, além dos “memes” que brincam com uma situação atual mostrando que Paragominas já entrou na Era Digital. “Nós estamos sempre correndo atrás de coisas novas e que as pessoas se identifiquem, queremos informar, mas também descontrair na mesma postagem. Tudo isso acontece graças a uma equipe que é antenada e que está em constante aprendizado e um gestor que acredita que a comunicação é uma forte aliada para mostrar as ações desenvolvidas pelo poder público.” Explica a coordenadora de comunicação da Prefeitura de Paragominas, Taís Sousa.

A equipe de comunicação já elaborou este ano diversas campanhas como a Consuma Local, Limpeza Pública e também contou com a primeira campanha de Doação de Sangue da cidade, que teve mais de 15 mil pessoas alcançadas.

Até o prefeito da cidade aderiu ao novo modo de se comunicar. “Vimos a importância de mostrar à população nossas ações e que sou uma pessoa comum que também gosta de homenagear a esposa no dia dos namorados, por exemplo. ” Diz o prefeito Paulo Tocantins.

Serviço:

O Publicom além de ser um evento rico em conteúdo também é solidário, a inscrição é a doação de um livro para campanha “Livro Solidário”, que serão feitas no credenciamento no dia do evento, que acontecerá no Auditório Inocêncio Oliveira no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, nos dias 4 e 5 de julho de 16h às 21h. Faça logo a sua inscrição no link http://www.secom.pa.gov.br/publicom/paragominas/