Retiro espiritual: uma oportunidade de encontro com Deus e consigo mesmo

Comunidade Sementes do Verbo e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Paragominas, promovem o segundo “Recria-me: Identidade, Afetividade e Sexualidade”, de 20 a 22 de maio

De 20 a 22 de maio, a igreja Santa Terezinha, no bairro Promissão 1, em Paragominas, abre suas portas para receber a segunda edição do retiro católico “Recria-me: Identidade, Afetividade e Sexualidade”, voltada para cristãos de todas as idades, cujo objetivo é proporcionar um encontro com Deus. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Paragominas e para participar basta querer e estar de “coração aberto” para viver a experiência. A taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 dá direito ao almoço de sábado e domingo e, para os 200 primeiros inscritos, uma camiseta.

Segundo Polyanna Medeiros, uma das organizadoras do evento, serão três dias de intensa “conversa” com Deus, com direito a muita música, adoração e o estudo da palavra. Voltado para “todo mundo”, o retiro “Recria-me” foi pensado e formatado pela Comunidade Católica “Sementes do Verbo”, para promover uma transformação pessoal, por meio da “recriação, cura e conversão”. Para Polyanna, basta estar de disposto a receber as graças de Deus. “É você permitir que Deus cuide de você e uma vez curado, que seja missionário da palavra para que outras pessoas também tenham a mesma experiência”, ressalta.

Polyanna explica que são três dias para dar às pessoas a alegria de se tornar aquilo que elas realmente são. “Saber que são amadas e que também tem a capacidade de amar!”.

Edinaldo Santos está na Comunidade Sementes do Verbo há um pouco mais de um ano e foi durante um retiro que sentiu a necessidade de se engajar e estudar mais a palavra de Deus. Mas, ele revela que não foi tão fácil assim. Dal, como é conhecido, diz que levava uma vida “normal” e até se contentava com isso, mas a partir da experiência neste retiro, o que era normal passou a ser incrível.

A alegria de servir a Cristo mudou toda a sua rotina e hoje, afirma que vive muito melhor. “Fui convidado por amigos a participar de um retiro na Comunidade e foram grandes os combates para que eu não fosse. Não queria mesmo ir. Não achava que precisava. Mas, esses amigos foram perseverantes e me convenceram. Graças a Deus!, conta. “Durante o retiro tive grandes momentos de intimidade com Jesus. Isso me mostrou toda a vida sem sentido que eu vivia. Foi uma experiência como nunca havia vivido”, revela.

Mas, o que tem de tão especial a participação em um retiro? A psicologia explica! A psicóloga Márcia Costa diz que é o autoconhecimento que esse tipo de evento proporciona às pessoas. Mas, para isso, a vontade de mudança precisa vir antes da transformação e normalmente quem procura um retiro espiritual está buscando essas modificações pessoais. Só que não é muito simples. “Quando a pessoa está muito machucada, têm um medo grande de olhar para dentro de si e encontrar algo pior. É por isso que para participar deste tipo de evento, precisa estar de peito aberto para se deparar com a sua própria imagem. É como olhar no espelho e aceitar o que vê”, explica.

Márcia, que já é psicóloga há 20 anos e tem um consultório, conta que grande parte das pessoas que iniciam uma terapia, buscam o autoconhecimento, descobrir quem são de verdade. “E o retiro proporciona isso também, como na terapia”, esclarece. Ainda de acordo com a psicóloga, existe na natureza humana uma lacuna sem resposta, que nem o dia-a-dia, nem a matéria responde. A famosa pergunta existencial “de onde viemos e para onde vamos?”. “A religião vem re-ligar as pessoas com isso que não sabemos o que é. É uma tentativa de nos conectar com essa resposta. A religião traz algumas respostas para esse grande mistério, que o psicológico humano precisa. Então, o autoconhecimento vai ajudar a trilhar esses e outros caminhos”, finaliza.

Ficou interessado e quer viver essa experiência? Tem ficha de inscrição em diversos locais de Paragominas. Anote aí: Mota e Mota, Posto Fórmula 1, Farmácia de Manipulação Art e Fórmula, além das paróquias Santa Terezinha e Sagrado Coração de Jesus. Nas missas diárias você também consegue se inscrever com um dos membros da Comunidade. É só procurá-los!