Sala do Empreendedor: case de sucesso para a economia municipal

Paragominas vem sendo cada vez mais notada no âmbito econômico dentro e fora do Estado. Muito disso se dá graças às várias estratégias traçadas a fim de alavancar a economia do município, colocando a cidade no radar de grandes empresas com potencial econômico elevado. Entre essas estratégias está a Sala do Empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura de Paragominas e o Sebrae, a fim de auxiliar e direcionar pequenos, médios, e grandes empreendedores.

Funcionando desde 2016, a Sala do Empreendedor veio para fomentar ainda mais o desenvolvimento da cidade e fortalecer diretamente na economia do município, sendo principalmente um meio de apoiar os empresários locais, incentivando assim o crescimento dos negócios do município.

Outro papel desempenhado pela Sala do Empreendedor, é o de abrir caminhos para o acesso a serviços centralizados e orientar o empreendedor, a fim de evoluir de forma gradual no âmbito do seu negócio.

O Prefeito Paulo Tocantins, grande apoiador da Sala do Empreendedor, falou sobre como esse incentivo foi fundamental para o aumento expressivo dos empreendedores, e principalmente como isso aumentou na produção, e no desenvolvimento socioeconômico do município, “a partir do momento em que criamos a Sala do Empreendedor, e se criou a rede sim, simplificamos a forma de contribuição e legalização, assim nós tivemos um aumento significativo nesses empreendedores que estavam espalhados pela cidade”, destacou.

Paulo Tocantins ainda falou sobre a importância de outros municípios seguirem o exemplo de Paragominas a fim de auxiliar na atuação desses trabalhadores, e frisou a importância do papel do prefeito em funcionar como indutor do crescimento, trabalho esse que vem sendo desenvolvido diariamente em nossa cidade.

Somente no ano passado, a Sala do empreendedor realizou 467 atendimentos de forma geral e 27 empreendedores saíram da informalidade. E, entre esses vários trabalhadores que tiveram seus serviços modificados de forma positiva após o auxílio da Sala do Empreendedor, está o Wellington Barbosa, que quase desistiu da sua pizzaria antes de procurar a Sala, “Eu queria desistir por conta da dificuldade que estava tendo em relação a documentação, procurei o Sebrae e me indicaram a Sala do Empreendedor, e assim organizaram os meus documentos”, disse.

Wellington é um grande exemplo de como a Sala do Empreendedor veio para melhorar e ampliar o negócio de vários empreendedores pela cidade, sem contar na organização de documentos e alvarás necessários para a legalização do estabelecimento, “o apoio que tive da sala fez o meu negócio se encaminhar, hoje tenho o meu negócio por causa da força da sala do empreendedor”, enfatizou o empresário.

Serviço:

A Sala do Empreendedor funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Paragominas, localizado na Avenida do Contorno, s/n, bairro Centro.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min, e das 14h30min às 17h30min.

Serviços oferecidos pela Sala: Formalização gratuita e simplificada; Obtenção do CNPJ; Alteração gratuita de dados do MEI e BAIXA; Solicitação e emissão de boleto do Simples Nacional (DAS); Cadastro e emissão de nota fiscal eletrônica e alvará digital; Declaração Anual do Simples Nacional (DASN); Consultoria, palestras e cursos gratuitos com apoio do Sebrae;