Saúde nos alimentos graças aos nossos nutricionistas

Sabe aquele aluno que você acha que está morrendo de preguiça em sala de aula, e vive dormindo sem vontade para nada? Pois é, queremos te dizer que uma alimentação inadequada pode causar tudo isso.

E para “salvar” os alunos destes males existe o nutricionista, um profissional que é capacitado para atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças. Sendo assim ele contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Galbani Cardoso, responsável pelo departamento de alimentação escolar da Prefeitura de Paragominas, enxergou a possibilidade em ajudar a saúde da população através da alimentação saudável. “Nosso alimento hoje, é o nosso remédio, se você tem alimentação adequada não precisa de medicamento”, diz a nutricionista Galbani, que muito feliz comemora os bons resultados que a merenda escolar tem trazido ao município.

E falando em bons resultados, graças ao trabalho destes nutricionistas, a Prefeitura de Paragominas já foi diversas vezes vencedora do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, o Prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo é desenvolver ações para garantir que os recursos públicos destinados à alimentação escolar sejam efetivamente gastos em alimentação de qualidade, em quantidade e regularidade adequadas, para todos os alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino.

“Lidar com a nutrição escolar agrega vários fatores, como a questão clínica, alunos especiais como os diabéticos, intolerantes a lactose e na parte educacional, estimulamos e ensinamos às crianças a comerem frutas e verduras, fazendo com que levem para casa este hábito alimentar” explica Galbani.

Hoje, dia do nutricionista, é um dia para se comemorar afinal, o nutricionista cuida da nossa gente e das nossas crianças que com certeza terão um futuro bem melhor e mais saudável graças ao grande trabalho que estes profissionais desenvolvem.