Segurança no trânsito: uma responsabilidade de todos!

Você já parou para pensar o quanto de responsabilidade você tem no trânsito de Paragominas? Seja você motorista ou pedestre as responsabilidades são as mesmas.

Já se perguntou se você realmente respeita as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; faz revisões periódicas do veículo e confere o funcionamento dos equipamentos obrigatórios?  Você evita dirigir com pressa, cansado ou com sono? Mantem uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos? Sabe aqueles dias de chuva? Você redobra os cuidados e reduz a velocidade?

É… são muitas perguntas e se tomássemos um pouco mais de cuidado muita coisa seria evitada. E quando olhamos os números de acidentes do ano passado, tomamos um grande susto, pois entre as principais causas dos acidentes com mortes ocorridos em 2016 estão falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados); velocidade incompatível (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%); e sono (6,7%).

Segundo o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, o número de vítimas no trânsito no Brasil é o maior do planeta. Os dados revelam que morre-se mais em acidentes de trânsito no Brasil do que por homicídio ou câncer, por exemplo. Apenas no ano passado, foram contabilizadas pelo DPVAT 60,7 mil mortes, número 4% superior em relação a 2011, além de 352 mil casos de invalidez permanente.

O curioso é que mesmo com todos esses índices muitas pessoas não respeitam as normas de trânsito. “O bairro Nagibão por ser mais distante do centro da cidade e a fiscalização não ser permanente, alguns motociclistas tiram o capacete ao conduzir a moto. Eles não entendem que sem o capacete eles podem se machucar e até morrer em uma simples queda. O certo seria cada um ter consciência e não ter medo só da multa.” Explica Natanael Costa, Coordenador do departamento municipal de trânsito de Paragominas.

Conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes se faz necessário, por isso a Prefeitura de Paragominas em parceria com o Hospital Regional promoverá no próximo sábado (28) o “Dia D” no Residencial Morada do Sol com diversas ações preventivas para um trânsito mais seguro na cidade.

“Este é um tema que envolve todos nós, pois todos somos usuários do trânsito, seja como motoristas, ou como pedestres. Por isso, é imprescindível discutir e realizar ações e projetos, juntamente com diversos setores e com a comunidade, para termos um trânsito com mais segurança, preservando vidas”, afirma Merciana Ceretta, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional.

O Projeto Saúde, educação e trânsito, parceria que salva vidas, tem por objetivo orientar crianças, adolescentes, jovens e adultos quanto às condutas seguras no trânsito, nos diversos meios de transportes utilizados bem como as atitudes adequadas e seguras dos pedestres ao adotar atitudes responsáveis pelo próprio bem-estar e pelo bem-estar de todos com quem compartilha cada momento da circulação, reduzindo o número de vítimas de acidentes de trânsito no município de Paragominas.

O dia “D” do projeto, será a partir das 15 horas com um moto passeio que sairá da frente do Estádio Arena Verde, com chegada na praça do residencial, local onde acontecerá diversas atividades como:  saúde na praça, apresentações teatrais, noções de primeiros socorros, tenda de leitura para as crianças, apresentação de Judô, Karatê e capoeira; atividades lúdicas para a criançada; blitz educativa, e outras atividades sobre a segurança no trânsito.