Segurança pública em pauta na Câmara dos Vereadores de Paragominas

Insegurança e violência urbana figurou na pauta de reunião realizada ontem à noite, 2, na Câmara dos Vereadores de Paragominas. O encontro, promovido pela Câmara, contou com a presença de Prefeitura, Polícia Civil e Militar, Ministério Público, Casa Penal, Corpo de Bombeiros e demais entidades de classe, discutiram, por mais de 2 horas, problemas e soluções para diminuir os índices de violência no município.

Segundo o Promotor, Carlos Lamarck, o Ministério Público abriu procedimento ajuizando o aumento dos contingentes das Polícias Civil e Militar. Segundo ele, um dos problemas da cidade é que os órgãos que trabalham com a segurança pública não possuem o aparelhamento adequado para atuar a contento. “A Polícia hoje conta com 50% do que deveria contar, isto é, 50% do mínimo”, afirma. Para ele, outro grande gargalo é o não funcionamento do IML. “O IML de Paragominas não possui perícia sexológica para colher provas e a justiça precisa de provas para manter agressores presos”, explica. “Sempre houve crimes em toda a história da sociedade, mas o que há hoje em Paragominas é o excesso”, afirma categoricamente.

Por outro lado, o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Denis Gonçalves, diz que o índice de homicídio diminuiu nos últimos 4 anos. Ele defende a responsabilização de toda a sociedade no processo de segurança pública, afirmando que esse é um “problema de todos e não apenas da Polícia”. “Falta emprego, opções de lazer e entretenimento, educação e estrutura familiar. Isso é uma questão social e que deve ser considerada no processo de construção de ações que diminuam os índices de violência”, defende.

Reclamações sobre a falta de aparelhamento de segurança pública foi a tônica dos discursos das Polícias. O Superintendente Geral da Polícia Civil, Cristiano Nascimento, disse que o efetivo é pequeno, contando com um delegado plantonista, um escrivão e três investigadores, além disso, afirmou que o Instituto de Criminalística não envia os laudos em tempo hábil e isso prejudica o desempenho da equipe. “Temos um concurso em andamento e espero que melhore o trabalho. Embora trabalhemos com todas essas dificuldades, prezamos pelo bom atendimento”, concluiu.

Em sua fala, o Prefeito Paulo Tocantins afirmou que está sendo concluída uma pauta para ser discutida com o Secretário de Estado de Segurança Pública e Governador do Estado, já para a próxima semana. “A Prefeitura vem tomando ações que refletem diretamente na área de segurança, quando fiscaliza o trânsito, combatendo o uso de bebidas alcoólicas e direção; quando combate a poluição sonora; quando limita, junto ao MP, os horários de funcionamento de casas de shows, etc”, falou o Prefeito.

Ele ainda destaca que a participação da sociedade nos conselhos municipais é de suma importância na prevenção da criminalidade, além do envolvimento de cidadãos em projetos sociais e voluntários. “A Prefeitura realiza inúmeros convênios com entidades filantrópicas, que atendem crianças e jovens. Mantém uma Rede de Ensino que é modelo no Estado, com profissionais capacitados e boa infraestrutura, além de merenda de qualidade e transporte escolar. Realiza projetos de inserção social, por meio de suas secretarias – educação, assistência social e cultura. É parceira de instituições, como o IFPA, Corpo de Bombeiros, Menino Feliz, Projeto Juquinha, etc. Assume, muitas vezes, responsabilidades acima de sua competência porque entendemos que assim podemos atender melhor a população e mais rapidamente”, explica o gestor.