Semec promove curso de manipulação de alimentos em parceria com o Lions Clube de Paragominas

A Prefeitura de Paragominas através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com o Lions Clube de Paragominas promoveu um curso de capacitação em manipulação de alimentos e cozinha com foco nas merendas escolares. O curso começou na terceira semana de abril, iniciando com as merendeiras da zona urbana e seguiu até o dia 27, sendo finalizado com o treinamento das merendeiras da zona rural e indígena.

Segundo Galbaní Cardoso, nutricionista da Prefeitura de Paragominas, o curso teve como principal objetivo capacitar essas servidoras, a fim de levar para as escolas do município uma alimentação de qualidade, e pensando no reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

“O curso é elaborado anualmente, é uma forma de nós valorizarmos essas nossas servidoras, é através delas que a gente consegue o controle sobre a alimentação das nossas crianças, é através desse curso que as merendeiras recebem a carteirinha de saúde e manipuladora de alimentos, é uma forma da gente agregar uma segurança alimentar para as nossas crianças”, disse a nutricionista.

O curso contou com aulas práticas e teóricas, ensinando como utilizar alimentos que normalmente são descartados na hora da produção de um determinado prato, como por exemplo as cascas de frutas.

As participantes puderam aprender a fazer bolos, pães, e até mesmo pudins utilizando todos esses materiais considerados descartáveis na produção da merenda. Almeres Reis é servidora de uma escola da zona rural, que fica a 60 quilômetros do centro de Paragominas, e falou sobre o seu aprendizado nesses dias de curso, “já é a segunda vez que participo do treinamento de aproveitamento de cascas de bananas, realmente a gente utiliza bastante as cascas das frutas, é uma forma de aprender a utilizar o que íamos jogar fora”, destacou.

O município de Paragominas é reconhecido dentro e fora do Estado por apresentar bons resultados no quesito da merenda escolar, principalmente pelo incentivo da agricultura familiar local que alimenta as crianças estudantes das escolas municipais.

O curso de manipulação de alimentos veio para agregar ainda mais valor aos lanches oferecidos nas escolas, visando sempre o aproveitamento daquilo que antes era descartado facilmente, “é muito importante esse treinamento, pois é muito desperdício de cascas, principalmente onde eu trabalho”, completou a merendeira Almeres Reis.