Seminário de Políticas sobre drogas em Paragominas

Infelizmente no Brasil, a violência e o crime organizado associado ao tráfico de drogas constituem um dos problemas mais graves enfrentados pelo país. As substâncias psicoativas são cada vez mais diversificadas e com efeitos mais potentes. Ao longo dos anos, a forma de consumo de drogas ilícitas também mudou o que requer uma resposta diferenciada.

Por tudo isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH e Prefeitura de Paragominas promovem de 06 a 07 de junho o Seminário Intersetorial de Políticas sobre drogas na região Rio Capim que acontecerá na Secretaria Municipal de Cultura de Paragominas – Secult.

O evento envolverá diferentes atores que perpassam por todos os segmentos da sociedade desde a comunidade civil até as entidades governamentais, visando fortalecer a responsabilidade compartilhada para as ações de prevenção, redução de danos do consumo de drogas e a redução da oferta.

“A estratégia é reunir diferentes operadores da política pública para fortalecer a responsabilidade compartilhada para que haja um trabalho articulado entre todos esses órgãos.” Explica a secretaria municipal de assistência social Tânia Cardoso.

Neste evento a estratégia é pactuar ações que visem o enfrentamento primando pela redução de danos aos direitos humanos na região Rio Capim onde estão os municípios de Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis.

Além das palestras acontecerão oficinas para elaborar o plano de ações integradas de políticas sobre drogas. Participam do evento as secretarias municipais e estaduais de Educação, Saúde e Assistência Social, também fazem parte a Polícia Militar, UFPA e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Dentro da programação terá a palestra “Políticas sobre drogas e a Intersetorialidade”, terá também a apresentação do Conselho Estadual sobre Drogas – CONED do projeto “Diga sim a educação!”, a Polícia Militar fará um curso voltado para pais, alunos e funcionários sobre o projeto “Menino Feliz” que faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – PROERD, a Secretaria Estadual de Educação abordará o projeto “Bem – conviver” e a Polícia Rodoviária Federal falará sobre “Educação para o trânsito”.

O evento é aberto a toda comunidade e as inscrições podem ser feitas no local do evento que será na Secult – Secretaria Municipal de Cultura de Paragominas nos dias 06 e 07 de junho.

Quer saber mais um pouco sobre o evento e como participar? Entre em contato com os telefones (91) 98823.4550 // 98182.2129// 99168.7916 ou por email: cenpren.rd@sejudh.pa.gov.br