Sems dá início a campanha Outubro Rosa em alusão a prevenção do câncer de mama

A Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), já começou os trabalhos que envolvem a campanha do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama.

Todos os anos uma programação é pensada e elaborada para que a população feminina de Paragominas possa se cuidar e realizar os exames de rotina e prevenir assim a doença, como explica a coordenadora da Saúde da Mulher, Renata Brandão.

“Todas as mulheres devem participar desta campanha, onde o nosso objetivo é detectar precocemente alguma lesão percursora do câncer de mama, então as mulheres deverão procurar a unidade mais próxima da sua residência para poder estar fazendo o exame clínico das mamas”, disse.
A programação que se estende até o final do mês terá o início oficial no dia 8 (segunda-feira), no estacionamento de um supermercado localizado no bairro Angelim, com a presença de autoridades, pacientes e até um mastologista que irá tirar as dúvidas da população.

“Todos os anos aderimos as campanhas nacionais e disponibilizamos os exames para que a nossa gente possa se cuidar e ter acesso a um atendimento de qualidade”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

Entre os exames presentes na campanha está a mamografia, onde deve ser feito obrigatoriamente por mulheres a partir de 50 anos, sendo realizado em Paragominas, e entregue em até 30 dias. “Caso a mamografia dê normal, a mulher faz o acompanhamento pelo médico clínico do próprio posto de saúde, caso dê alterado, ela será encaminhada ao médico mastologista para fazer o tratamento necessário”, falou Renata.

Confira a programação do Outubro Rosa 2018:

 Dia 08/10/18 – Abertura do Outubro Rosa. 18:00hs
• Local: estacionamento do Supermercado Aliança, com fala das autoridades, depoimento de 01 paciente que já realizou tratamento para CA de mama e depoimento de 01 paciente que esta realizando tratamento. Breve fala do mastologista Dr. Breno Albuquerque. Aulão de dança.
• Parcerias: SEMS, SECULT, SEDUC, SEMAS, ESF DE PARAGOMINAS

 16/10/18 – Aulão de dança:
• Colônia do Uraim as 18:00hs, com palestra ministrada por 01 profissional da SEMS
• Nagibão as 18:00hs, com palestra ministrada por 01 profissional da SEMS

 17/10/18 – Dia “D” em todos os posto de saúde de Paragominas; Com oferta de:
• Consultas médicas;
• Solicitação de mamografia;
• Realização de PCCU;
• Palestras;
• Distribuição de panfletos;
• Entre outros serviços;

 31/10/18 – Fechamento da Campanha do Outubro Rosa, com o “Apitaço da MAMA”. Será realizada uma caminhada, com saída da ( LOCAL A SER DEFINIDO), percorrendo as Ruas da Promissaõ II e Promissão III e terminando no Estádio Arena Verde, com aula do Projeto Saúde Funcional e oferta de serviços da saúde:
• Teste de Hepatites B e C;
• Aferição PA;