Sems disponibiliza passe livre para as pessoas com deficiência física

A inclusão de pessoas com deficiência é algo bastante discutido e lutado por todos os cidadãos, principalmente para integrar em meio a sociedade a fim de não deixar parte da população separada por conta de uma limitação.
Por isso foi criado o Passe Livre que é um direito de todo o cidadão que possui qualquer deficiência como física, intelectual, auditiva ou visual, a partir de comprovação através de laudos médicos. Com o Passe, o cidadão pode viajar de forma gratuita por todo o Estado e, agora com a nova resolução poderá ser incluído também um acompanhante para o translado na esfera intermunicipal.

“O passe livre é uma carteira que vai conter os dados do usuário com deficiência e a nova resolução do Estado diz que agora a carteira vai vir especificando o direito ao acompanhante”, afirmou a coordenadora estadual da pessoa com deficiência, Dra. Iraci Tupinambá.

Em Paragominas, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems), vem realizando diversas campanhas em prol do recadastramento para obtenção do Passe Livre. “Pensamos que pessoas com deficiência possuem este direito, e nós, quanto poder público devemos lhe assegurar esta condição, para assim facilitar a locomoção dos mesmos quando necessária. É um ato de suma importância para todos, principalmente para àqueles que necessitam utilizar o Passe”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.

A Sems está realizando uma força tarefa a fim de fazer o recadastramento dos usuários que utilizam o Passe Livre. Todos os interessados devem procurar o Núcleo De Reabilitação, localizado no bairro do Centro, munidos de documentos como, identidade, CPF, comprovante de residência, 2 fotos 3×4, CID para pessoas com deficiência, que após consultas médicas para resultar em laudos, poderão receber o seu Passe Livre no prazo médio de 45 a 60 dias.