Sems oferece serviços gratuitos de saúde durante a Feira Agropecuária

A Prefeitura de Paragominas está participando da 52° Feira Agropecuária ofertando serviços variados para a população. Um dos estandes que mais tem agradado o público é o da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) que veio trazendo atividades como vacinação, testes rápidos de sífilis e HIV, palestras sobre saúde da mulher, e muito mais.

Este ano cada dia o estande contará com um tema, passando por DSTs, dengue, higienização bucal, etc. Um dos principais focos é na prevenção das doenças, com orientações de como tratar e detectar a enfermidade logo em sua fase inicial.

O coordenador de epidemiologia da Sems, Marcondes Matheus, falou sobre a importância dessa ação para quem passa pela feira, “vamos estar expondo os serviços que o município oferta para a nossa população como também os horários para que a população possa estar bem atendida e bem orientada, procurando assim os serviços a livre demanda”, destacou.

Uma novidade deste ano é que a Sems trouxe os tratamentos de auricoloterapia e acupuntura para o público, sendo essas as chamadas Práticas Integrativas Complementares (PIC) que estão em portaria para serem exigidas pelo Ministério da Saúde, onde mais uma vez Paragominas sai na frente trazendo estes serviços por meio de suas servidores, Dra Aurea Amorim e a enfermeira Nathalia Mourão.

“A auricoloterapia consiste no tratamento pelo pavilhão auricular onde podemos tratar todas as dores e doenças, feita através de uma semente onde colocamos em pontos específicos na orelha. A acupuntura trata-se também de pontos no organismo só que pelo corpo todo e feita com agulhas, podendo tratar doenças como depressão, ansiedade, diabetes de uma maneira em geral”, disse Nathalia.

E o público tem aproveitado, como é o caso do Eliseu Almeida que não tomava vacina há anos mas decidiu atualizar sua caderneta no estande da Sems, “É muito importante esta ação, eu mesmo não tomava vacina há muito tempo, e aproveitei aqui, e assim como eu tem muita gente assim, e aí já aproveita e resolve tudo por aqui”.

O estande estará aberto ao público durante todos os dias da feira, aguardando a população para que possa desfrutar de todos os serviços fornecidos em nosso município pela Prefeitura através da Sems.