Sems promove campanha no combate à hepatite

Durante este mês a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), está promovendo mais uma campanha em prol do bem-estar do paragominense, intitulada Julho Amarelo. A campanha tem o intuito de prevenir e conscientizar a respeito da hepatite e suas ramificações.

“A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a intensificação da campanha Julho Amarelo, que trata da conscientização sobre as hepatites virais, seja ela hepatite A, B, C, D e E, onde nós realizamos a vacinação para crianças menores de 5 anos para a hepatite A, e também para a hepatite B”, afirmou o coordenador de epidemiologia, Marcondes Matheus.

Neste mês os postos de saúde de toda a cidade estão realizando a campanha com orientações, aplicação de vacinas e também de testes rápidos para hepatite B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que tem o teste disponível de segunda a sexta-feira pela parte da manhã e pela parte da tarde.

Outro trabalho que está sendo realizado durante o mês é uma força tarefa com a distribuição de folders e preservativos, para levar até a população informação sobre os meios de contaminação da doença. A Sems também está indo em todos os salões de beleza do município para explicar sobre o uso do alicate, barbeador, de uso pessoal e intransferível que podem ser agentes transmissores da hepatite B e C.

“Estamos realizando mais esta campanha em prol do bem-estar e pensando na saúde do paragominense, principalmente em relação aos cuidados com a prevenção da hepatite B e C e nas suas formas de contágio entre adolescentes e pessoas na fase adulta que precisam deste cuidado e orientação mais específica”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

“Para quem quer fazer o teste basta levar um documento e a carteirinha do sus, e, além dos exames, o cidadão também irá participar de uma palestra sobre a orientação e conscientização em relação a doença”, afirmou Marcondes.