Semutran realiza serviços de revitalização na sinalização do trânsito de Paragominas

A Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (Semutran), vem desenvolvendo um trabalho voltado para a revitalização na sinalização de diversos trechos do município onde, segundo o superintendente municipal de trânsito, Natanael Costa, a sinalização é uma das principais facetas da busca de evitar os acidentes, em qualquer âmbito.

“Seja fiscalização, seja as posições que nós utilizamos por parte dos agentes, que seria o trabalho preventivo mas a sinalização é fundamental, é tanto que quando acontece um acidente, nós vamos buscar cada detalhe para entender se a própria sinalização, quando ela é utilizada, ela pode ser eficaz no sentido de evitar novos acidentes. E a gente tem obtido diversos resultados positivos com isso, diversos pontos que nós encontramos que eram campeões de acidente, a sinalização foi vista como um ponto culminante na solução desses problemas, é por isso que a Prefeitura investe muito na sinalização”, afirmou Natanael.

Um grande trabalho de revitalização em diversos pontos da cidade vem sendo realizado de forma rotineira, principalmente em ruas que mudam o sentido ou que foram recapeadas, onde a secretaria tem a preocupação de alertar os veículos e pedestres sobre as novas condições de determinada via, visto que, muitas das vezes, o sentido da rua é alterado, semáforos são instalados, entre outros.

“Todos os anos nós fazemos o trabalho de revitalização e outras sinalizações são alteradas com esse acompanhamento de que muitos polos geradores acabam se movimentando de local para local, outros acabam sendo instalados, e isso faz com que a sinalização se altere. Nenhum tipo de sinalização é permanente, ela pode mudar a qualquer tempo, isso vai depender da demanda em que estamos vivendo, então esse acompanhamento nós também fazemos”, falou o superintendente.

Este ano o foco está sendo principalmente nas faixas de pedestres, com pintura e adição de novas condições na via, como explica Natanael, “estamos investindo na revitalização de faixa de pedestres, que é o nosso ponto principal, a gente vê na questão das faixas de pedestres que precisam se revitalizadas sempre, isso é uma obrigação, é um princípio fundamental dentro da sinalização”, disse.

Este é um trabalho contínuo feito pela Semutran, que em seu papel de secretaria, não mede esforços para garantir ao cidadão paragominense um modelo de trânsito cada vez mais seguro, pensando sempre na comodidade e proteção de todos os veículos e pedestres que transitam pelas ruas do município.