Unidades de Saúde em Paragominas: saiba onde buscar ajuda

0

Resfriados, dores de cabeça, gripe, febres e pressão alta, mal-estar, fraturas ou trabalho de parto. Diante de tais situações, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre qual serviço de saúde procurar. Em Paragominas, a população conta com uma ampla rede de saúde com hospitais, unidades básicas saúde e abriu as portas, este ano, de sua Unidade de Pronto Atendimento. Com a variedade, é comum que a população fique confusa, mas é fundamental distinguir para buscar ajuda corretamente.

De acordo com o Secretário de Saúde, Francisco Antônio da Silva, nas Unidades Básicas de Saúde são realizadas consultas regulares em várias especialidades, acompanhamento pré-natal e também de doenças como diabetes e hipertensão, além de medicamentos e vacinas.

A recém-inaugurada UPA, segundo Francisco, é um ganho enorme para a população que agora conta com pronto atendimento e fica aberta 24h. “A unidade é de urgência e emergência, então deve ser procurada em casos como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto ou derrame”, explica.

O superintendente do Hospital Municipal de Paragominas (HMP), Marcondes Mateus Barbosa, destaca que o hospital é destinado a atender as gestantes com prioridade para atendimentos de urgência e emergência. “O HMP agora atende as grávidas em casos de emergência obstétrica. Se elas passarem mal, o indicado é trazer para o hospital. Aqui é possível fazer avaliações, partos normais e cesarianos. Mas a população em geral ainda conta com atendimentos como consultas com traumatologista, ortopedista, pediatra, cirurgião geral, neurologista, ginecologista e psicólogo”, explica Marcondes.

O superintendente também destaca que exames laboratoriais, raio x, ultrassonografia, bem como internações em clínica médica, pediatria, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia também podem ser feitos no hospital, que atua como agência transfusional do Hemopa.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade