Você sabia que Paragominas possui serviço de coleta de lixo seletiva?

Atualmente vivemos em um cenário onde a sustentabilidade é bastante visada no nosso cotidiano, para que assim as gerações futuras possam aproveitar tudo o que a natureza tem de melhor sem sofrer impactos ambientais.

Pensando nisso, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Semma), implantou a coleta seletiva de resíduos para criar um sentimento de conscientização nos munícipes, disponibilizando assim meios de selecionar o lixo comum, e também fazer com que o mesmo seja reaproveitado de alguma forma.

“Nós implantamos a coleta seletiva aqui no início deste ano de 2018, visando vários aspectos, entre eles a gente pode citar a própria questão da educação ambiental, a questão da conscientização, de você estar separando um lixo seco do lixo úmido, e isso tem uma importância muito grande na destinação final, que é no aterro sanitário onde ele chega, ou seja, todo aquele resíduo que a gente considera que seja um resíduo seco alguns deles tem uma viabilidade econômica”, afirmou o secretário Felipe Zagalo.

Ao fazer a separação do lixo, o cidadão contribui para fins muito além de somente proteger a natureza, é também uma forma de gerar renda para àqueles que sobrevivem com este meio de negócio, como enfatiza Felipe, “você está fomentando uma geração de renda, pois este material reciclável é muito importante, pois quem faz essa triagem é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e eles acabam separando, prensando e comercializando. Então eles vivem, sobrevivem, com a renda deste resíduo”.

Em Paragominas a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paragominas (Coopercamare), foi criada a fim de atender a coleta seletiva no município. A Semma por sua vez desenvolveu um trabalho de apoio à cooperativa disponibilizando caminhões de lixo que foram colocados à disposição dos servidores para que assim a coleta fosse feita de porta em porta.

Segundo Felipe, a atividade iniciou com a coleta sendo feita duas vezes na semana, e hoje já é feita de forma diária, já que atualmente mais de 300 pessoas aderiram o serviço, tendo um total de uma tonelada e meia de lixo recolhido por dia.

E quem tem o interesse de participar é muito simples, como explica o secretário, “basta que a pessoa vá até a Secretaria Municipal de Urbanismo e assine um termo de adesão, onde a parte da engenharia vai conseguir dizer a rota de onde os caminhões vão estar passando e os dias que vão estar passando”, disse.