Alunos do curso de Direito, do campus da UFPA Paragominas, tiveram a primeira aula

Os alunos aprovados no processo seletivo especial, curso de Direito, da Universidade Federal do Pará (UFPA) tiveram a primeira aula nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, na Escola Municipal Maria da Silva Nunes. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o objetivo do curso.

Em setembro de 2015, a Prefeitura de Paragominas e UFPA, firmaram um convênio para a oferta de 50 vagas no curso de graduação em direito na modalidade presencial com duração regular de cinco anos. As vagas foram disputadas por 2.400 candidatos através de Processo Seletivo Especial (PSE 2015 -3).

O curso é ministrado em carater intensivo, nos turnos vespertino e noturno, nos meses de ferias escolares. Segundo o professor da UFPA, Ronald Bastos, a escola disponibilizada pela Prefeitura possui excelente estrutura para receber os acadêmicos. Ele explica ainda que todo a metodologia do curso será a mesma aplicada na capital. “Nao ha diferenca no conteudo, nem no metodo de aplicacao. Pretendemos fomentar nos futuros bacharéis, um espírito crítico, questionador e mais humano”, afirma o professor.

Para o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, o desafio de trazer o curso de Direito da UFPA foi executado com sucesso. “Esta é uma grande conquista para nossa cidade. Conseguir trazer um curso importante, ofertado por uma grande universidade publica, é garantir mais educação, é fazer com nossos estudantes concluintes do ensino médio permaneçam perto dos seus pais e possam desfrutar de um ensino gratuito e de qualidade”, afirma Tocantins.

O curso de Direito tem o objetivo de formar profissionais para atuar como advogado, defensor público, juiz, promotor de justiça ou delegado de polícia. Durante as aulas, os acadêmicos são induzidos a adquirir conhecimentos e competências para analisar, interpretar e aplicar as leis que regem as relações sociais, políticas e econômicas nas lides jurídicas.