Livros: amigos especiais, que merecem respeito e carinho!

A Prefeitura de Paragominas, está desde o início desta semana, fazendo a entrega dos livros didáticos a todos os alunos das escolas da rede municipal, inclusive está atendendo em horário especial, de 7h às 19h, para que todos os responsáveis possam passar na escola do seu filho para assinar o termo de responsabilidade e buscar os livros do aluno deste ano letivo.

Os alunos da rede pública municipal de ensino recebem, todos os anos, seus livros didáticos. Todas as disciplinas contam com material oferecido aos estudantes e alguns cuidados são essenciais para conservar a publicação, que ao final do ano deve ser devolvida.

A diretora do Programa Nacional do Livro Didático de Paragominas, Alcileia Roni, explica qual tipo de obra deve ser devolvida e qual fica para os alunos. “Os livros didáticos reutilizáveis do Programa Nacional do Livro Didático duram três anos. Já os consumíveis, aqueles que têm lacunas para os alunos escreverem não precisam ser devolvidos”, diz.

Para ajudar na conservação do material, vamos ensinar algumas dicas para manter os exemplares sempre bem cuidados.

Encapar

Para que haja conservação da capa do livro, o ideal é que os alunos usem o papel ou plástico que quiserem. Vale, até mesmo, encapá-los com folha de revista ou jornal.

Manuseio

Não use os livros com as mãos molhadas. Além disso, a educadores recomenda não fazer os exercícios nos livros didáticos, pois estes serão devolvidos. É aconselhável, também, a não usar os materiais próximos a comidas ou bebidas para não ocorrerem pingos e manchas.

Não dobrar

Quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo.

Orelhas

Para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa. Caso aconteça, prendam um clipe para que voltem ao normal.

Onde guardar os livros

A organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. O ideal é guardar o material em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso, não guarde junto com brinquedos, que pode causar rasgos e danos ao livro.

Agenda

Para finalizar, é importante que os alunos fiquem atentos com o horário das aulas, assim não levarão para a escola livros que não irão usar naquele dia. Isso também evita que o aluno carregue peso desnecessário.