Programação extensa será realizada em escolas e outros locais do município para incentivar denúncias e mobilizar população
Por meio da Lei 9970/2000, o dia 18 de maio ficou conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data remete ao “Caso Araceli”, ocorrido no Espírito Santo ano de 1973, em que uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, violentada e brutalmente assinada. Para conscientizar a população sobre a importância da denúncia de casos de violência infantil, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início a uma programação extensa que percorrerá escolas e outros locais do município.
Segundo Tatiana Martins, coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e também organizadora da programação, que será realizada até o dia 18 de maio, as ações têm como objetivo sensibilizar a população a respeito da causa e reforçar a importância da denúncia. “O objetivo é abordar o assunto e fazer com que as crianças entendam o que é configurado como caso de abuso ou exploração infantil, além de incentivar a denúncia e demonstrar os passos que devem ser tomados ao identificar uma situação de violência sexual”, explica.
Segundo a Fundação Abrinq, organização que mobiliza a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, a violência sexual pode ocorrer de duas maneiras diferentes. É considerado abuso sexual qualquer forma de contato e interação sexual entre uma pessoa adulta, que utiliza sua condição de poder para estimular sexualmente uma criança ou adolescente, com ou sem contato físico. A exploração sexual é caracterizada pela utilização sexual de crianças e adolescentes e que tenha como intenção o lucro, tanto financeiro como de qualquer outro fim.
Para denunciar casos de violência sexual infanto-juvenil, basta ligar para o serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes por meio do número 100. O serviço funciona diariamente no horário de 08h às 22h, nos fins de semana e também feriados. A identidade do denunciante será mantida em sigilo absoluto.
- Confira a programação:
Segunda-feira, 16/05
Local: Casequinha
Horário: 10h
Quarta-feira, 18/05
– Manhã Alusiva ao Dia Nacional
Local: Centro de Referência de Assistência Social Camboatã
Horário: 09h
Local: Projeto Escola da Vida
Horário: 15h
Quinta-feira, 19/05
Local: Projeto Menino Feliz
Horário: 10h-11h/15h às 16h
Sexta-feira, 20/05
Local: Escola SESI
Horário: 08h/14h
Terça-feira, 24/04
Local: EMEF Santo Antônio
Horário: 10h/16h
Quinta-feira, 02/06
Local: EMEF Arnaldo Fernandes
Horário: 10h/16h
Sexta-feira, 03/06
Local: EMEF Maria Luiza Barros
Horário: 10h
Terça-feira, 07/06
Local: EMEF Lions Club
Horário: 10h/16h
Local: EMEF Luis Guilherme
Horário: 16h
Sexta-feira, 10/06
Local: EMEF Cinthia Lira Moura
Horário: 10h/16h