Paragominas tem nova empresa de recolhimento de lixo

Você já deve ter percebido que tem novos caminhões papa-lixos na cidade, certo? Trata-se da Preserve – Gestão Ambiental, nova prestadora de serviço da Prefeitura de Paragominas. A empresa está desde o início do ano recolhendo o lixo doméstico de toda a cidade e do campo, iniciando um contrato que, entre outras coisas, promete modernizar o Sistema de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares e Públicos.

Segundo o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, foi realizado processo licitatório no final do ano passado e a Preserve foi vencedora do certame. “Como se trata de uma empresa nova, é necessário um tempo para adaptação às rotas de recolhimento do lixo. Por isso pedimos a compreensão da população para eventuais atrasos na coleta. Acreditamos que 15 dias é tempo suficiente para esta adaptação”, explica Tocantins.

Licitação

Segundo Emerson Cunha, da Secretaria Municipal de Urbanismo, a empresa que antecedeu a Preserve terminou um contrato de 5 anos com a Prefeitura e foi preciso fazer novo processo licitatório.

Já de acordo com Nelson Carvalho, Coordenador de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo, a meta é modernizar todo o Sistema de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares e Públicos. “Podemos citar como principais avanços neste novo contrato, é que todos os caminhões coletores compactadores serão monitorados via satélite, sendo que os dados serão disponibilizados futuramente em tempo real no site da Prefeitura, facilitando assim a fiscalização dos serviços prestados pela população”, revela.

Outro ponto positivo será a presença de um educador ambiental na equipe da empresa contratada. Ele será responsável junto com a Semur, em trabalhar o desenvolvimento de campanhas socioambientais, com visitas às casas dos moradores e realização de palestras nos bairros.

“São 6 caminhões coletores e 01 de reserva e estamos sempre prontos a dar um serviço de qualidade à nossa população, por isso acompanhamos tudo de perto”, explica Nelson.