Pintura em tecido: uma opção de renda para mulheres de Paragominas

Cerca de 22 mulheres participaram do curso de pintura em tecido, promovido pela Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Assistência Social, e em parceria com o SENAR e Sebrae, realizado de 17 a 27 de outubro, no auditório da SEMAS.

Além de ser possível ganhar dinheiro com a atividade, a pintura ainda pode ser um excelente aliado para combater o “estresse nosso de cada dia”. Esse foi o caso da Maria Elizabeth, que é aposentada e estava em casa muito ociosa. “Sempre gostei de pintura e aproveitei a oportunidade para aprender essa técnica e ocupar minha cabeça”, conta. Mas, pensa que ela vai parar aí? Não mesmo! Elizabeth assistiu também a palestra do SEBRAE e quer ser empreendedora. “Além do prazer de aprender, quero ganhar um dinheirinho extra com a técnica. Além disso, também posso ensinar outras pessoas”, conta.

Alony Farias, técnico do SEBRAE, diz que a instituição é apoiadora desse tipo de iniciativa, pois tem tudo haver com o empreendedorismo, que pode transformar a vida das pessoas. “Gerar um impacto positivo na vida dessas mulheres é o nosso primeiro passo. Mostrar que é possível gerar renda com o que aprenderam é o nosso objetivo. Apontar o melhor caminho, como podem se transformar em microempreendedoras individuais, enfim, abrir as portas deste mundo que é a arte de empreender”, explica.

A Secretária de Assistência, Tânia Cardoso explica que, mesmo não recebendo há mais de 2 anos, o recurso que seria destinado ao ACESSUAS Trabalho, a Prefeitura de Paragominas manteve seu compromisso. “É bom quando um gestor entende a importância da promoção deste tipo de capacitação, já que são meios que temos para ajudar a gerar mais renda para as famílias e que precisam de opções para suprir as necessidades domésticas”, expõe Tânia.

Dona Maria das Graças já pensa em todos os desenhos que vai pintar. Ela, que tem 67 anos de idade um vigor de uma jovem de 30 anos, diz que nunca vai desistir de aprender. “Quanto mais conhecimento eu tiver, melhor pra mim”. Dona Maria já fez curso de panificação e de informática e afirma que não vai parar por aqui. “Quero poder sempre aprender coisas novas”, finaliza.