Prefeitura alerta a população sobre doenças transmitidas pelo Aedes

Enfermeira do Programa Saúde na Escola dá dicas de cuidados e alerta para os sintomas da dengue, Zika vírus e Chikungunya

Dados do Ministério da Saúde apontam que, nas três primeiras semanas do ano, o número dos casos prováveis de dengue, no país, chegou a 73.872. O que corresponde a um crescimento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado. O Município de Paragominas, nordeste do Pará, segue na contramão deste cenário. Apenas três casos foram registrados em 2015 e nenhum este ano, mas a Prefeitura reforça que a população não pode negligenciar os cuidados para acabar com o foco do vetor de transmissão da doença: o Aedes aegypti.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), a enfermeira Alexssandra Bulhões destaca que, apesar de pequeno, o mosquito transmissor da doença se prolifera rápido em recipientes favoráveis ao seu desenvolvimento, como água parada e lixo. “A Prefeitura do município segue com campanhas de conscientização e mutirões de limpeza, mas é preciso que a população faça a sua parte também, não acumulando água em pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, latões, sacos plásticos, entre outros, vedar as caixas d’águas, limpar calhas e lajes, dar um destino correto ao lixo”, destaca.

E se engana quem pensa que o mosquito só se reproduz em água limpa. De acordo com a enfermeira, a população precisa ficar atenta, pois há registros de que os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Segundo a coordenadora do PSE, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

A principal forma de transmissão da doença é pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também pode ser transmissor do Zika vírus e Chikungunya. No entanto, também há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Geralmente, após a picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias.

Doenças

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. O normal é que sintomas como a febre diminuam ou desapareçam entre o 3º e o 7º dia da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para formas graves da doença. A infecção por dengue pode ser assintomática ou ter quadros graves com choque com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.

Alexandra destaca também que, ao apresentar os sintomas, é ideal procurar uma unidade de saúde e depois procurar ficar em repouso e beber bastante líquido. Outro alerta importante que a enfermeira faz é quanto ao uso de medicação sem orientação médica. “Os remédios só devem ser utilizados sob orientação médica quanto à sua dosagem, e há alguns contraindicados em caso de suspeita de dengue que são os que contêm ácido acetilsalicílico e outros”, explica.

Pouco diferente da dengue, a chikungunya também causa febre e dores no corpo, concentradas principalmente nas articulações. Os sintomas, nessa doença, duram em torno de duas semanas, no entanto, há possibilidade de que as dores articulares permaneçam por vários meses. Raramente há casos de morte relacionados à chikungunya, mas, devido à persistência da dor, a qualidade de vida do paciente fica bastante afetada.

Associada à microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré, o zika vírus é uma doença que causa sintomas mais leves do que as doenças citadas anteriormente. A febre costuma ser mais baixa do que a da dengue e chikungunya, mas os olhos ficam avermelhados e há coceira, que pode também ser confundida com alergia. No geral, a doença não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias.

Fique atento aos sintomas de cada doença transmitida pelo Aedes aegypti:

Dengue Clássica

– Febre alta com início súbito

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

– Perda do paladar e apetite

– Náuseas, vômitos e tonturas

– Extremo cansaço

– Manchas e erupções na pele, semelhantes ao sarampo

– Moleza e dor no corpo, ossos e articulações

Zika Vírus

– Dores nas articulações