Prefeitura de Paragominas divulga hoje a segunda lista dos beneficiários do Residencial Santa Rosa, no bairro Nagibão

A lista contém 150 nomes de pessoas aptas a receber uma unidade habitacional no novo residencial

A Prefeitura de Paragominas (PMP), através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), divulgou nesta quarta-feira, dia 30, a lista com 150 nomes de beneficiários do Residencial Santa Rosa, localizado no bairro Nagibão, que vai contar com 400 unidades habitacionais e com previsão de entrega ainda neste primeiro semestre.

Na primeira lista, 267 nomes foram selecionados, mas apenas 210 pessoas comparecerem à Secretaria para a entrega de documentos. Somando as duas listagens, são 360 beneficiários, faltando 40 para fechar o total das unidades disponíveis. “Essas 40 pessoas que faltam são justamente aquelas que ainda não entregaram a documentação. A Secretaria de Assistência está aguardando essas famílias para que seja concluída a lista com tosos os beneficiários”, explica Rosenildes Oliveira, coordenadora da SEMAS.

Ainda de acordo com Rosenildes, além dos 400 beneficiários, a Prefeitura vai enviar mais 120 nomes, que compreende o cadastro de reservas pedido pela Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora do Programa Minha Casa Minha Vida. Ou seja, serão enviados à CEF 520 nomes, sendo 120 deles para o tal cadastro. “Vale ressaltar que enviamos a lista para a Caixa e é ele quem seleciona a família beneficiada, cabendo à Prefeitura apenas o levantamento dessas famílias, mas a escolha é da CEF”, afirma a coordenadora.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Tânia Cardoso, a Caixa segue um perfil para a escolha da família beneficiária do Programa. Para pleitear uma unidade habitacional, a renda familiar não pode passar de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais), precisa estar no CadÚnico, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e, no caso do Residencial Santa Rosa, a preferência é para a família que mora no bairro Nagibão ou entorno. “A família que mora no Nagibão e arredores tem prioridade. Pessoas que não moram no bairro, mas se cadastraram para receber uma unidade habitacional, serão submetidas a uma avaliação social que vai apontar a necessidade”, explica a Secretária.

Ainda de acordo com Tânia, depois de entregue, o Residencial Santa Rosa vai contar com uma equipe da Assistência Social para acompanhar, por meio do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), todas as 400 famílias, estimulando o convívio coletivo, auxiliando no desenvolvimento social do lugar.

O Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, relembra que a cidade já conta com dois residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, o Morada do Sol e o Morada dos Ventos, totalizando 2069 unidades habitacionais. Com o Santa Rosa, serão quase 2500 casas para as famílias paragominenses. “São exatamente 2.469 novas unidades habitacionais para as famílias, contando os três residenciais – Morada do Sol, Morada dos Ventos e, agora, o Santa Rosa. Mas, mais que casas, entregamos à população residenciais completos, com sistema de água e esgoto, energia elétrica, equipamentos públicos, como posto de saúde e escolas”, afirma Tocantins. “Próximo ao Residencial Santa Rosa, temos um posto de saúde, uma escola municipal de ensino fundamental e um centro de educação infantil recém-inaugurado. Isso significa mais qualidade de vida para a comunidade do Nagibão”, conclui o Prefeito.

Se seu nome apareceu na lista, você tem até sexta-feira, dia 1 de abril, para entregar as documentações necessárias na Secretaria de Assistência Social e torcer para ser selecionado pela Caixa Econômica. Lembrando que a listagem, além de disponível no site da Prefeitura, ficará afixada na Prefeitura de Paragominas, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Câmara dos Vereadores, Escola Edna Aquino, CRAS Camboatã e CRAS Jaderlândia.

Denuncie

Vem se tornando comum em residenciais do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, a incidência de casos de fraudes com beneficiários. A Secretaria de Assistência Social de Paragominas vem recebendo várias reclamações de casos de beneficiários contemplados pelo Programa Habitacional, mas que já possuem casa própria e, por isso, não se encaixam no perfil social. Além disso, situações de pessoas que venderam ou alugaram seus imóveis também chegam à Secretaria. Por isso, a Prefeitura orienta que seja feita uma denuncia formal à equipe do PTTS da SEMAS, onde o denunciante preenche o termo de denúncia e este é enviado à Caixa para apuração. Ressaltando que a denúncia é sigilosa. Além dessa opção, o denunciante também pode entrar em contato direto com a Caixa Econômica Federal, pelo 0800-7260101.