Paragominas realiza Campanha “Novembro Azul”, de combate ao câncer de próstata

Quem sofre de câncer de próstata sabe muito bem o dissabor que é enfrentar um tratamento, que pode ser longo e durar uma vida. Há oito anos, Samuel Aragão, professor e diretor do Instituto Federal do Pará, campus Paragominas, descobriu a doença “por acaso”. Uma noite, acordou para urinar e não conseguiu, mesmo com a bexiga cheia e desconfiou que algo não “ia muito bem”. Procurou um hospital e pouco tempo depois, descobriu o tumor. Fez biópsia e quimioterapia e hoje, embora não tenha mais células cancerígenas, precisa fazer exames mensalmente.

“Estou com 50 anos e tenho uma boa saúde, mas preciso fazer um monitoramento com exames mensais para saber o nível do PSA no sangue, por exemplo. Também faço ultrassonografia a cada dois meses para ver o tamanho da próstata e ainda uso de medicamentos”, conta Aragão. Samuel ainda teve um agravante genético: o pai faleceu de câncer de próstata, que está na “lista” dos tipos da doença que tem causa (também) na hereditariedade. Cerca de 10% dos cânceres tem origem genética, ou seja, quando o indivíduo herda algum gene “defeituoso” do pai ou da mãe.

Tirando este fator genético, o homem pode sim prevenir o câncer de próstata mantendo hábitos de vida saudáveis, é o que garante o médico Aluízio Novaes. “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal ajudam a diminuir o risco de câncer”, afirma. Ele explica que os homens a partir dos 40 anos já devem começar a redobrar os cuidados com a próstata. Como em qualquer tipo de câncer, se descoberto logo no início, as chances de cura são altas. “Por isso é tão importante manter as consultas e os exames em dia, para não ter surpresas desagradáveis”, pontua.

Em Paragominas, a programação já começou!

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e é de olho principalmente em quem não se cuida que a campanha Novembro Azul está nas ruas. A programação em Paragominas já começou e segue até o final do mês. Na sexta-feira, 18, o Hospital Municipal realiza palestra para colaboradores e esposo de colaboradoras, no intuito de promover a conscientização desses profissionais e familiares, acerca da importância de cuidar da saúde. Ainda na sexta, a partir das 17h, na Praça Célio Miranda, será realizada ação com panfletagem e distribuição de demais materiais de divulgação.

Já no dia 24 de novembro, será realizado o Dia “D” de combate ao câncer de próstata, em todos os postos de saúde, atendimento exclusivo para homens, com consultas médicas, solicitação de exames, como PSA para homens a partir de 45 anos e ultrassonografia (de acordo com orientação médica), além de testes de sífilis e hepatite, aferição da pressão arterial, palestras e etc. Neste dia, o Hospital Municipal também irá disponibilizar a marcação do exame de PSA, tanto para usuários, quanto para colaboradores.

No dia 25 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h, com concentração em frente à Arena Verde, na Promissão 2, haverá a caminhada e pedalada azul, com chegada na Praça Célio Miranda, onde serão realizados serviços de saúde e um aulão fitness, ofertado pelo Projeto “Saúde na Praça”, da Secretaria de Cultura.

Também no dia 25, o Hospital Regional de Paragominas promove palestra para usuários e colaboradores, com o urologista, a partir das 8h.

Serviço: Novembro Azul, de 17 a 25 de novembro.