DEFESA CIVIL: Trabalho em equipe garante segurança a população  no período de fortes chuvas.

A cidade de Paragominas tem vivenciado o período de fortes chuvas, o conhecido inverno amazônico, fato comum na região. Na madrugada desta terça-feira, 11, fortes chuvas causaram alagamentos em algumas ruas da cidade e na rodovia dos pioneiros, mas a Prefeitura Municipal, por meio do gabinete de crise formado por todas as secretarias municipais, corpo de bombeiros e outros órgãos, agiu de forma imediata no sentindo de sanar qualquer problema causados pelas fortes chuvas.

O Coordenador da Defesa Civil, Jerlan Cutrim, ressaltou a importância do trabalho preventivo da Defesa Civil.

“A defesa civil já vem fazendo o trabalho preventivo desde o início das chuvas, ontem houve uma elevação do nível do igarapé Paragominas, mas estamos atentos e prontos para essas situações”

A Superintendente Geral da Sanepar, Rosilene Gomes, que esteve acompanhando a Defesa Civil, destacou a importância do trabalho do Gabinete de Crise.

“Nosso trabalho é, assim como de todas as secretarias nessas situações, apoiar a Defesa Civil. Assistência Social, Semimfra, Meio Ambiente, Saúde e todas as demais secretarias seguem de mãos dadas agindo sob o comando da Defesa Civil, tudo no sentindo de proteção aos munícipes. Toda e qualquer situação atípica, tal como ocorreu nesta madrugada, está dentro de todo o trabalho de prevenção elaborado pela defesa civil, e assim, estamos preparados para tais situações”

O Cel. Roberto Coracy, Secretario Municipal de Trânsito e Cidadania, ressaltou que todo o protocolo de emergência para essas situações já estava instalado desde o inicio do inverno.

“Estávamos, desde o início do inverno, com o protocolo de emergência pronto, com equipes da defesa civil sempre de prontidão e com todo o aparato das secretarias da prefeitura para justamente prestar um rápido e célere serviço de assistência as pessoas que possam serem atingidas por qualquer situação causado pelo inverno amazônico”

A Presidente da Câmara de Vereadores de Paragominas, Tatiane Helena, que também acompanhou a defesa civil, reforçou o quão é importante o trabalho de todos em momentos como este.

“Nós sabíamos que infelizmente com as fortes chuvas isso poderia acontecer, mas graças a Deus foram acionados todos os órgãos de defesa para que juntos nós venhamos minimizar esse ocorrido”

A Prefeitura Municipal de Paragominas, por meio da Defesa Civil e as secretarias de governo não medem esforços para o pronto atendimento de qualquer situação causada pelas fortes chuvas, bem como o auxílio aos moradores que por ventura possam ser atingidos por situações onde a natureza assume o comando. A Defesa Civil municipal monitora diariamente através do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as mudanças climáticas de região.

Defesa Civil Municipal: em casos de emergência, ligue para o número (91) 9 9114-7545.