EMPREGABILIDADE: Prefeito cria projeto para potencializar emprego e renda

Assegurar a gestão participativa da sociedade local, geração de empregos, por meio do envolvimento de ações de intermediação de mão de obra e qualificação profissional, tem sido apenas uma das marcas do governo municipal de Paragominas, que tem a frente prefeito Lucídio Paes. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, já foram criadas, desde o inicio de 2021, mais de 2.300 novas vagas de emprego, colocando o município acima de média. A gestão municipal vem trabalhando com afinco tendo como uma de suas metas fazer de Paragominas a cidade com mais geração de emprego e renda e uma cidade de oportunidades em todos os setores. Já tramita na Câmara Municipal, projeto de lei de autoria do Executivo, que visa a criação do Fundo Municipal do Trabalho e, para gerenciá-lo, criar também o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.
Com a criação do Fundo Municipal do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Paragominas poderá executar sua política municipal de trabalho, emprego e renda. O fundo, aliás, atuará como instrumento de natureza contábil, com a finalidade de destinar recursos em consonância com o Sistema Nacional de Emprego (Sine). De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desde que tomou posse como prefeito em 1º de janeiro do ano passado, Lúcidio Paes Paragominas se tornou uma verdadeira “Usina” geradora de postos de trabalho com carteira assinada,
Paragominas, conhecida no passado como “Pargobala’, hoje ostenta o título popular de Paragobela. O Município tem tradição no segmento de agronegócio – em especial soja e gado – além da mineração, pois é maior produtor de minério de alumínio do país. Conforme divulgado no último dia 31 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rendimento médio do trabalhador de Paragominas é de R$ 2.571, duas vezes acima do salário mínimo, segundo os dados da mais recente Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
“Minha missão frente a prefeitura não é somente cuidar do agora, mas deixar para o amanhã, assim como fizeram todos os outros gestores, algo para as novas gerações”, declarou Lúcidio Paes, prefeito de Paragominas.
Com informações do Blog do Zé Dudu

Reportagem, Storni Jr ( Ascom)
Fotos Ascom: Fabiano Marrom