Prefeito Paulo Tocantins visita obras de recuperação da Rodovia dos Pioneiros

A Prefeitura de Paragominas iniciou as obras de recuperação da Rodovia dos Pioneiros. Nesta sexta-feira, 14, o prefeito Paulo Tocantins e o secretário municipal de Infraestrutura, Oceanides Santa Brígida, foram vistoriar o andamento da obra. “A Rodovia dos Pioneiros tem e sempre terá grande importância para o município de Paragominas como um todo e sempre estará em nossos cronogramas de obras”, disse o prefeito Paulo Tocantins.

Uma das mais importantes do município, a rodovia é também uma das maiores em extensão, formando uma meia-lua em torno da cidade – da ponte sobre o Rio Uraim até a rotatória da Florapac, unindo as Rodovias PA-256 e PA-125 – evitando que o tráfego pesado de ônibus, caminhões e até grandes máquinas agrícolas atinja as ruas do centro de Paragominas, causando transtornos ao trânsito regular de motoristas de veículos pequenos e pedestres. Por conta desse tráfego pesado, a Rodovia dos Pioneiros necessita regularmente de obras de recuperação.

“É um tráfego pesado e intenso, com carretas de todos os tipos, inclusive do tipo bitrem e isso sobrecarrega o asfalto, por isso nós estamos agora fazendo esse trabalho de recuperação e ampliação”, disse o secretário de Infraestrutura. Segundo Santa Brígida, a obra de recuperação vai abranger toda a extensão da Pioneiros, mas será realizado em etapas, “primeiro os pontos mais críticos e depois, os que atualmente estão menos castigados”, afirmou o secretário. O trabalho iniciado essa semana atende inicialmente 250 metros da Rodovia e conta com cerca de dez homens, cinco máquinas pesadas e três caminhões.

Além da recuperação, a rodovia será ampliada, passando dos atuais sete metros de largura para onze metros. O trabalho inicial é de reforço da sub-base e base, bastante afetadas elas chuvas do início do ano. As fortes chuvas, aliás, não permitiram que o trabalho de recuperação da rodovia iniciasse anteriormente. “A chuva atrapalha principalmente o serviço de terraplenagem, que se for feito durante o inverno, causa prejuízos financeiros para quem está executando a obra”, disse o secretário de Infraestrutura.

“O verão já chegou e isso nos possibilita trabalhar ainda mais na recuperação das vias em Paragominas”, disse o prefeito Paulo Tocantins, “Temos um extenso cronograma que contempla todas as ruas e avenidas que necessitam de recuperação e agora, com o verão e o sol, sem chuvas ou dias nublados, vamos poder executar para que o trabalho ganhe em qualidade”, concluiu o prefeito.