Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Paragominas

Há 19 anos, foi inaugurado em Paragominas um espaço para acolher e cuidar de crianças e adolescentes que passaram por alguma situação de abandono, violação ou ameaça aos seus direitos e assim necessitam de um acolhimento provisório. Trata-se do Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Paragominas.

A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Assistência social, mantém o abrigo em funcionamento para garantir o atendimento das necessidades das crianças e adolescentes que o frequentam. Com capacidade para atender 20 crianças, atualmente possui 21, e funciona por meio de rotatividade, onde o período estimado em que a criança ou adolescente fica sob a guarda municipal é de 6 meses a 2 anos.

Segundo a diretora do abrigo, Tâmara Costa, o enfoque principal dos serviços prestados é fortalecer os vínculos familiares. Quando a criança é retirada de uma situação de risco, geralmente por demandas de urgência, busca-se fazer um trabalho de reintegração familiar, com o apoio de uma equipe psicossocial que faz esse acompanhamento profissional.

E durante o período de adequação, no qual a criança ou adolescente mora na instituição todas as suas necessidades são supridas: o abrigo é de inserção completa, contando com uma equipe de trabalho 24 horas para dar atenção à saúde, à educação e à integração social dessas crianças. “O abrigo funciona como uma casa, as crianças acordam, tomam café, vão para a escola e frequentam atividades socioeducativas, como judô, balé, esportes, etc. à noite possuem tempo livre para brincar ou assistir televisão com os outros, a gente costuma falar que é como uma grande casa com muitas crianças. ” Explicou a diretora.