Prefeitura investe em capacitação de professores municipais no aprendizado de libras

Mais uma vez Paragominas dá um salto no avanço da educação municipal, onde a inclusão é uma das prioridades da gestão atual. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está promovendo uma capacitação em libras para atender professores que tiveram algum tipo de problema na voz e não possam mais exercer a profissão, bem como alunos surdos que precisam receber o conteúdo por meio da linguagem de sinais.

“Dessa forma nós estamos ajudando uma via de mão dupla: os profissionais que estão se readaptando as salas de aula, e também os alunos que surdos que dependem da libra para concluir seus estudos. É um passo que damos para incluir alunos e professores no sistema municipal de ensino”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.

A capacitação foi iniciada com recursos próprios da Prefeitura, que contratou uma empresa especializada para ensinar a linguagem de sinais para 28 professores readaptados que não podem usar a voz no contexto geral da sala de aula. Além dos educadores, as oficinas contam com a presença de alunos surdos que auxiliam no treinamento e na prática do ensino.

“Isso é mais um investimento que fazemos dentro do município, para que assim os nossos próprios professores possam atender a demanda dos alunos surdos nas escolas municipais, gerando assim uma mão de obra qualificada dentro da cidade”, destacou o Prefeito.

Inicialmente os professores irão atender os estudantes do ensino fundamental, para posteriormente expandir para o ensino médio. “Atualmente temos 40 alunos no ensino fundamental, por isso vamos começar com esta etapa, para em seguida darmos continuidade futuramente na capacitação, abrangendo assim todas as séries escolares”, falou o Prefeito Paulo.

As oficinas foram divididas em dois módulos, sendo este o primeiro, seguindo até o final de maio. O segundo módulo será iniciado em meados de agosto para dar conclusão a capacitação dos educadores.