Janeiro Roxo – Prevenção e combate à hanseníase

O Janeiro Roxo traz a campanha de prevenção e combate à hanseníase. E no último domingo do mês de janeiro é comemorado o dia nacional de combate e prevenção da doença.

Um dos desafios dessa campanha é alertar a população pela busca do diagnóstico precoce e diminuição do preconceito.

A prefeitura dispõe do Núcleo de Reabilitação física, para pacientes com sequelas da hanseníase, bem como para tratamento no pós-operatório de trauma e de pacientes acometidos pela covid-19.

O núcleo recebe seus pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou DRAC. O serviço atende cerca de 120 pacientes por mês e conta com uma equipe altamente qualificada de fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

A hanseníase tem cura, o tratamento dura de 6 meses a um ano e é gratuito, por meio do SUS – nas unidades básicas de saúde e no núcleo de reabilitação do município.

Texto: Ascom PMP

Imagens: Lúcio Marcos