Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas avança com o plano digital de gerenciamento de resíduos sólidos

Nesta segunda-feira, 17, o Secretário municipal de Meio Ambiente de Paragominas, Roberto Gambin recebeu, na sede da Semma, uma equipe do ‘Instituto Gestão Brasil’, empresa do Terceiro Setor focada na modernização – por meio de ferramentas informatizadas – e otimização de processos na área de gestão ambiental.

De acordo com Carlos Lopes, gestor de projetos do instituto, “Paragominas é o primeiro município do Estado do Pará a implantar o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) digital para o acompanhamento, eletronicamente, desses processos, proporcionando à cidade uma gestão completa de quem são os grandes geradores de resíduos e sobre o que é gerado por esses grandes geradores”.

A destinação final e o chamado ‘controle da logística reversa’ (termo usado para tratar do reaproveitamento dos resíduos, devolvendo os mesmos para o controle empresarial/industrial), integrando todas as secretarias municipais, dando celeridade e desburocratizando os processos, é uma das metas a partir da criação do plano.

“É uma forma de o município ter esse controle de gestão dos resíduos na palma das mãos”, garante Carlos Lopes. Além disso, um dos principais benefícios do PGRS digital é a total eliminação do uso de papel pelos técnicos que elaboram o plano, afinal, todo o processo é eletrônico, desde a elaboração até a aprovação pelos técnicos do município – algo muito diferente da realidade vivida atualmente pela maioria das prefeituras.

Texto: ASCOM PMP