Paragominas é o terceiro município paraense que mais gerou emprego e renda nos primeiros meses de 2021

O município de Paragominas está nadando contra a corrente do desemprego – situação que se agravou no País desde o início da pandemia de covid-19, no início de 2020. Passados sete meses do início de 2021, os paragominenses podem comemorar o fato de que a cidade ocupa agora o terceiro lugar no ranking paraense de geração de emprego e renda.

É importante ressaltar que isso tudo se deve ao fato de que as parcerias entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem se fortalecido desde o início da nova gestão municipal. Em meados de junho deste ano, já havia sido divulgado que Paragominas ocupava o quarto lugar nesse ranking. Menos de um mês depois, a cidade saltou para a terceira colocação.

De acordo com o relatório mensal da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o número de atendimentos do Sine (com encaminhamento ao mercado de trabalho) em todo o território estadual, após a última análise feita, se apresenta da seguinte maneira: em primeiro lugar, Canaã dos Carajás, seguido de Parauapebas, Paragominas e Barcarena.

“Trata-se de um dos melhores resultados que Paragominas já conseguiu alcançar em se tratando de empregabilidade. Nos últimos 60 dias tivemos o primeiro grande resultado, com o quarto lugar e agora chegamos ao terceiro lugar. A expectativa é de que consigamos manter essa colocação, atraindo ainda mais empregadores para o Sine para fazermos essa seletiva”, aponta o diretor do Sine, Paulo Moreira.

Para o prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, “é importante lembrar que fomentar a geração de emprego é uma das prioridades da atual gestão municipal”. Ainda de acordo com o gestor municipal, a Prefeitura vai seguir fazendo o possível para que a parceria com o Sine se fortaleça ainda mais ao longo dos próximos meses”.

Texto: ASCOM PMP

Foto: Melquisedeque de Almeida